Premiada em Madri na Espanha, com o XXI
Troféu Internacional
de Turismo

Shopping Rio Mar, loja 3 - Passarela do Alcool, Porto Seguro - BA
tel.: 73 3288 1256
Cel.: 73 9979 5597
E-mail: pataxoturismo@uol.com.br
msn: luisapataxo@hotmail.com


Feeds RSS
Passeios
Vivências nas aldeias indígenas pataxó, o povo que resistiu...
Vivência nas Aldeias Vivência nas Aldeias Vivência nas Aldeias

O encontro surpreendente com as nossas origens acontece sob a cobertura do mesmo céu e do contato com a mesma terra, da região que é habitada desde o ano 1000 A.C, por povos da família lingüística Macro-Jê, da qual, os índios Pataxó pertencem, que caçavam, pescavam, coletavam frutos, mariscos e já conheciam a cerâmica e a agricultura.

As vivências são realizadas no coração das aldeias onde o Brasil nasceu para que o visitante conheça de perto o povo Pataxó e junto com eles participem de palestras interativas, rituais, arremesso de arco e flecha, saboreie a culinária tradicional, caminhe e ouça os sons da mata, escute as lendas e histórias contadas de geração em geração à beira da fogueira, durma na rede em um quijeme (oca), tome banho de rio, dentre outras atividades.

As experiências únicas certamente nos transportarão para momentos mágicos e significativos que ficarão para sempre em nossas mentes e em nossos corações.
Tometô Taputá (Seja bem vindo)!

Os índios Pataxó vivem em 31 aldeias no sul da Bahia, na Costa do Descobrimento e atualmente formam uma população de 10.000 pessoas. Algumas aldeias estão abertas à visitação e com agendamento antecipado levamos o visitante para conhecer de perto a cultura dos primeiros habitantes do Brasil e interagir com a tribo que faz parte da nossa herança cultural mais profunda e ainda mantêm algumas tradições milenares expressadas na cultura de valores humanos e no modo natural de viver.

Os roteiros são realizados com exclusividade, em parceria com os caciques e lideranças e com a preocupação constante de causar o mínimo impacto ambiental. As visitas são muito importantes para as comunidades indígenas e para o fortalecimento da  sua cultura e do patrimônio imaterial da nossa região.

É difícil dizer o que se pode esperar de uma visita a uma aldeia indígena. O que podemos garantir após 15 anos acompanhando quase que diariamente os visitantes, é que cada um terá uma experiência única e inesquecível.

Responsabilidade Sócio Ambiental:
A Pataxó Turismo desenvolve os seus roteiros sempre privilegiando o contato humano e buscando causar o mínimo impacto ambiental, direcionando as suas ações para a integração das pessoas e a promoção do turismo socialmente responsável e ambientalmente correto. Os roteiros nas aldeias indígenas foram criados visando contribuir com a valorização da cultura, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 350 índios e tem como objetivo beneficiar 06 comunidades, 02 Escolas Indígenas e a troca dos saberes entre os envolvidos.

Para atingir seus objetivos, reverte, em dinheiro, parte da comercialização dos pacotes para as aldeias visitadas e, através da doação de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, bolas de futebol, material escolar, livros didáticos ou infantis e produtos de higiene, arrecadados através da  “Campanha Turista Cidadão”, criada em 2000. Entre seus próprios clientes, a empresa faz a captação de turistas conscientes, que buscam contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e a preservação ambiental do local visitado.

 “Somos euro-afro-indígenas, não dá para negar as nossas origens. Todos juntos, índios e não índios, formamos a cara do Brasil”.
 

Roteiros com experiências únicas que só a Pataxó Turismo oferece.   


 
Passeios Tradicionais

Para as pessoas que desejam conhecer os principais pontos turísticos que a região oferece.

Trancoso e Arraial d'Ajuda

Trancoso

Aproveite esse dia para relaxar e desfrutar as belezas naturais desse pedaço do paraíso, onde a simplicidade e a sofisticação se misturam e definem o modo de vida nessas exóticas e charmosas vilas, que ainda conservam os traços das primeiras povoações e abrigam praias de águas calmas e mornas, orladas por falésias coloridas e extenso coqueiral.

Leia mais...


 


Rota Viagem pelo Tempo

Rota Viagem pelo Tempo Rota Viagem pelo Tempo Rota Viagem pelo Tempo

Nessa rota de experiências iremos despertar os seus cinco sentidos e proporcionar emoção, inspiração, satisfação, felicidade e o prazer das descobertas místicas, históricas, culturais e gastronômicas em um lugar único, a Costa do Descobrimento, onde a cada chegada você faz uma nova descoberta.

Embarque nessa fascinante viagem no cenário onde o Brasil começou e faça sutis descobertas durante o encontro acolhedor no retorno às origens, na descoberta da sua tribo, na suavidade da natureza, no tempero da amizade e nas noites mágicas e animadas encontre o repouso soberano e finalmente perceba a simples surpresa da redescoberta do orgulho de ser brasileiro.

O Dia de Índio foi criado pela Pataxó Turismo para integrar o mix dos roteiros com o conceito do Tour da Experiência, tornando-se a única agencia de turismo do estado da Bahia que faz parte desse seleto grupo. É certificada e reconhecida pelo Ministério do Turismo como uma empresa “apta para realizar roteiros para emocionar, satisfazer, inspirar e surpreender o turista”.

Venha, permita-se experimentar o Aqui e o Agora, serão três dias com momentos memoráveis e inesquecíveis de Inspiração, Emoção e Prazer.  

ROTEIRO

1º Dia – Banho da Deusa  -  Inspiração
Após o café da manhã seguiremos para a Praia do Guaiú, onde sentirá a magia do lugar, se encantará com a Maria Nilza e os aromas e sabores da sua culinária criativa e terá a oportunidade única de experimentar o Banho da Deusa.   No retorno visitaremos a Coroa Vermelha, a maior aldeia indígena do sul da Bahia e  local da 1ª Missa do Brasil com tempo para compras de artesanato.

2º Dia – Encontro com as Orígens   -  Emoção
Após o café da manhã seguiremos para a Reserva Pataxó da Jaqueira, onde em comunhão com a natureza, os sons da floresta e a companhia dos índios Pataxó, seremos envolvidos pelas histórias, caminhada na mata, arremesso de arco e flecha, pintura corporal e degustação do peixe na folha da patioba. Para celebrar esse momento tão especial, dançaremos o Awê, ritual de confraternização e agradecimento a Mãe Terra e permita-se descobrir o índio que existe em você.

O almoço opcional será em restaurante na beira da praia com culinária baseada nos temperos nativos e influenciados pelos portugueses e africanos.
Após o descanso seguiremos para a Cidade Histórica, onde a contemplação das suas construções do século XVI, a caminhada pelas ruas de chão batido e o som dos atabaques saudando os visitantes, nos transportará para o século XVI.  Tempo para compras e para degustação opcional de produtos regionais.
À noite curtiremos a magia do Arraial d´Ajuda,  visitaremos as inúmeras lojinhas e barzinhos. O jantar opcional e conhecendo a rica culinária em restaurantes com história e tradição gastronômica familiar.

3º Dia – Praia da Pitinga   -  Prazer
 Após o café seguiremos para o Arraial d´Ajuda onde passaremos o dia num pedaço do paraíso, esquecido entre as falésias coloridas e o azul do mar de águas mornas e transparentes dessa pequena enseada chamada Pitinga.

Detalhe do Roteiro
Saída:08:30hDuração do passeio:8 horas por dia
Traslado:Van Sprinter.Valor por pessoa: R$160,00
O que inclui:03 dias de Passeio conforme descrito acima;
Traslados saindo do hotel em Van Sprinter equipada com ar condicionado, som ambiente e 16 poltronas semi- reclináveis;
Taxas de balsa;
Guia da equipe Pataxó Turismo
O que não inclui:Refeições e bebidas;
Despesas de ordem pessoal;
Itens não mencionados;

Importante saber:

  • Para esse roteiro é feita uma pré reserva com antecedência, que será confirmada quando a quantidade mínima de pessoas de 10 (dez) for.


CONDIÇÕES GERAIS

* O valor de referência é válido por pessoa para mínimo de 02 pessoas. Abaixo dessa quantidade o valor é sob consulta.
* O cliente deverá comparecer no local e horário combinado para a saída conforme especificado no VOUCHER.
* A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando a Pataxó Turismo julgar que circunstâncias inevitáveis como mudança climática, de acesso, ou outros, alheios à sua vontade, possam prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
* No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância do cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência na cidade.
* A empresa não se responsabiliza por inconvenientes decorrentes do cancelamento ou alteração do programa por sua própria iniciativa, caso seja comprovada a impossibilidade da realização do passeio por contingências alheias à sua vontade.
* O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

PROCEDIMENTO PARA O PAGAMENTO E RESERVA DO PASSEIO

1 - Enviar e-mail com a solicitação informando o período que estará em Porto Seguro, a quantidade de pessoas e o nome do hotel.
2 - Aguardar a confirmação  emitida, por escrito, pela Pataxó Turismo.
3 - Efetuar o depósito de 50% do valor do passeio ou pacote e enviar o comprovante para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
4 - O pagamento restante será efetuado em espécie ou cartão sistema débito, em nosso escritório, até 24h antes da saída do passeio, na retida do voucher

CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo, o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:
1    O cliente devolverá o voucher do passeio;
2    De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

*Espécie - Devolução integral do valor pago.
*Cartão - Será descontado o valor das taxas referente à Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
*Depósito Bancário - Será descontado o valor referente às taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
*Quando o cancelamento for por parte do passageiro, o mesmo deverá formalizar a desistência por escrito e enviar para a Pataxó Turismo em até 10 dias úteis antes da sua chegada. O reembolso será de 50% do valor pago descontadas as taxas bancárias, se houver.
*No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
*O não comparecimento ou atraso do passageiro sem prévio aviso na data e horário especificados para a saída implicará na retenção integral do valor pago.




 

Monte Pascoal

Monte Pascoal

Tour contemplativo e caminhada em trilhas interpretativas no seio da Mata Atlântica no sítio histórico de relevância nacional e local emblemático de muitos significados.

Leia mais...


 
Vivências na reserva da jaqueira
Vivência nas Aldeias Vivência nas Aldeias Vivência nas Aldeias

A Reserva da Jaqueira é um lugar sagrado para o povo Pataxó, um verdadeiro oásis com 827 hectares de Mata Atlântica situado a 12 km do centro de Porto Seguro, onde vivem 32 famílias no modo tradicional que recebem o visitante para desfrutar momentos de convívio com esse cativante povo Pataxó, contemplar a natureza preservada e perceber os sons da mata.
Oferecemos 4 opções de vivências:

Volta às Origens, Dia de Índio sem pernoite, Dia de Índio com pernoite e a Rota das Aldeias Pataxó.


VOLTA ÀS ORIGENS

Reencontro surpreendente com a nossa identidade esquecida para uma experiência emocionante que poucos têm oportunidade de realizar.

Roteiro

Sairemos do hotel em direção a Reserva da Jaqueira, onde, desde a recepção no portal de chegada perceberemos a energia positiva do lugar, o que o nos fará sentir-se à vontade e totalmente integrados. Durante a palestra interativa aprende-se muito sobre a cultura desse povo guerreiro e a caminhada na trilha é interpretativa e revigorante. Na volta da trilha participaremos do jogo de arco e flecha, da pintura corporal e conheceremos o artesanato exposto à venda.

Em seguida, observando paisagens totalmente atípicas aos nossos olhos, mas que ficarão para sempre em nossa memória, degustaremos a iguaria de destaque da culinária pataxó, que é o peixe preparado na folha da patioba acompanhado de farinha de puba.

Antes de retornarmos ao hotel, seremos convidados para o Awê, ritual de confraternização e agradecimento. Inicialmente eles cantam em Pathxohã, a língua dos antepassados e dançam pedindo permissão e proteção aos antepassados e, em seguida, todos juntos, índios e não índios dançam em círculo e em fila, celebrando o amor, a união e a espiritualidade. O ritual marcado pela força das expressões e movimentos corporais, desperta sentimentos de respeito ao próximo, a natureza e ao sagrado, transmitindo paz, alegria, energia, compreensão e força. É inesquecível!

Detalhe do Roteiro
Saída:08:30h Duração do passeio:4 horas
Traslado:Opcional. Van Renault Master, micro ônibus ou Ônibus.
Se estiver com condução própria solicite o seu agendamento e o voucher da visita.

Valor por Adulto:

R$75,00

O que inclui:Traslados de ida/volta, monitores indígenas e atividades descritas no roteiro.
O que não inclui:Despesas extras, de caráter pessoal e/ou qualquer outro item não mencionado.

Importante saber:

  • As vivências nas aldeias indígenas são realizadas em ambiente natural e silvestre e durante as atividades pode haver riscos de acidentes com insetos e/ou animais peçonhentos, quedas de pequenas, médias ou grandes proporções e que a distância e a dificuldade de acesso a aldeia poderá dificultar o socorro imediato, isentando assim a Pataxó Turismo e a comunidade da Reserva da Jaqueira de qualquer responsabilidade por eventuais acidentes e de qualquer ônus decorrente da prestação do socorro médico quando necessário.
  • Para esse roteiro a reserva é feita com antecedência.
  • O traslado tem a saída de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, da balsa até 12 km ao norte. Para outros locais, consulte-nos.
  • Política para crianças:
  • Até 02 anos - Não Paga. De 03 a 5 anos R$55,00. Acima de 06 anos valor adulto.

O que levar:

  • Máquina fotográfica;
  • Água mineral;
  • Repelente de insetos;
  • Remédio pessoal e/ou para alergia ou picada de insetos;
  • Roupa de banho e toalha;
  • Muda de roupa – opcional
  • Biscoito, barrinha de cereal etc...
Recomendamos por motivos de segurança:
- Durante as caminhadas nas trilhas todos os visitantes deverão estar trajados de calça comprida, camisa e usando tênis ou sapatos fechados;
- Pessoas abaixo de 18 anos deverão estar acompanhadas pelo responsável;
- Todos os visitantes transitarão apenas nas áreas definidas como transitáveis pelo Monitor Indígena local, sempre acompanhado pelo mesmo, não podendo passar na sua frente, sair das trilhas ou pegar em folhas ou galhos;
- Os visitantes deverão respeitar os costumes e os hábitos da comunidade visitada, assim como os horários de chegada, permanência e saída;

CONDIÇÕES GERAIS

* O valor de referência é válido por pessoa para mínimo de 02 pessoas. Abaixo dessa quantidade o valor é sob consulta.
* Para Grupos Rodoviários, Melhor Idade e Escolas, valor especial. Consulte-nos.
* O traslado será realizado a partir de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde a balsa até 10 km no litoral norte. Para outros locais, consulte-nos.
* O cliente deverá comparecer no local e horário combinado para o embarque conforme especificado no VOUCHER.
* A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando a liderança da Reserva da Jaqueira e a Pataxó Turismo julgarem que circunstâncias inevitáveis como mudança climática, de acesso, ou outros, alheios às suas vontades, possam prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
* No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância do cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
* A empresa não se responsabiliza por inconvenientes decorrentes do cancelamento ou alteração do programa por sua própria iniciativa, caso seja comprovada a impossibilidade da realização do passeio por contingências alheias à sua vontade.
* O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

1 - Enviar e-mail com a solicitação e informando o período que estará em Porto Seguro, os dias e os passeios que quer fazer a reserva, a quantidade de pessoas, o nome do hotel e a solicitação do traslado quando o mesmo for opcional.
2 - Aguardar a confirmação emitida, por escrito, pela Pataxó Turismo.
3 – Efetuar o depósito de 50% do valor do passeio ou pacote e enviar o comprovante para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
4 - O pagamento restante será efetuado em espécie ou cartão sistema débito, em nosso escritório, até 24h antes da saída do passeio, na retida do voucher

CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

* Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo, o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:
1 - O cliente devolverá o voucher do passeio;
2 - De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado;

* Espécie - Devolução integral do valor pago.
* Cartão - Será descontado o valor das taxas referente à Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
* Depósito Bancário - Será descontado o valor referente às taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
* Quando o cancelamento for por parte do passageiro, o mesmo deverá formalizar a desistência por escrito e enviar para a Pataxó Turismo em até 10 dias úteis antes da sua chegada. O reembolso será de 50% do valor pago descontadas as taxas bancárias, se houver.
* No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
* O não comparecimento ou atraso do passageiro sem prévio aviso na data e horário especificados para a saída implicará na retenção integral do valor pago.

DIA DE ÍNDIO SEM PERNOITE

Durante esse dia o visitante se sentirá integrado ao contexto da cultura Pataxó com originalidade e autenticidade e ingressará no mundo das lendas, mistérios e surpresas, estreitando os vínculos entre a sua identidade e a cultura dos primeiros habitantes do Brasil.

O Dia de Índio foi criado pela Pataxó Turismo para integrar o mix dos roteiros com o conceito do Tour da Experiência, tornando-se a única agencia de turismo do estado da Bahia que faz parte desse seleto grupo. É certificada e reconhecida pelo Ministério do Turismo como uma empresa “apta para realizar roteiros para emocionar, satisfazer, inspirar e surpreender o turista”.

Roteiro

Saída para a Reserva da Jaqueira, onde passaremos o dia participando de todas as atividades descritas no roteiro Volta às Origens e ainda participaremos de caminhada até a barreira, onde eles retiram a argila para a pintura corporal, banho de rio, oficina de artesanato e almoço com a culinária pataxó.

Detalhe do Roteiro
Saída:08:30hDuração do passeio:8 horas
Traslado:Opcional. Van Renault Master, micro ônibus ou Ônibus.
Se estiver com condução própria solicite o seu agendamento e o voucher da visita.
Valor por pessoa: R$ 150,00
O que inclui:Traslados de ida/volta, monitores indígenas e atividades descritas no roteiro.
O que não inclui:Despesas extras, de caráter pessoal e/ou qualquer outro item não mencionado.

Importante saber:

  • As vivências nas aldeias indígenas são realizadas em ambiente natural e silvestre e durante as atividades pode haver riscos de acidentes com insetos e/ou animais peçonhentos, quedas de pequenas, médias ou grandes proporções e que a distância e a dificuldade de acesso a aldeia poderá dificultar o socorro imediato, isentando assim a Pataxó Turismo e a comunidade da Reserva da Jaqueira de qualquer responsabilidade por eventuais acidentes e de qualquer ônus decorrente da prestação do socorro médico quando necessário.
  • Para esse roteiro a reserva é feita com antecedência.
  • O traslado tem a saída de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, da balsa até 12 km ao norte. Para outros locais, consulte-nos.
  • Política para crianças:
  • Até 02 anos - Não Paga. De 03 a 06 anos R$130,00. Acima de 06 anos valor adulto.

O que levar:

  • Máquina fotográfica;
  • Água mineral;
  • Repelente de insetos;
  • Remédio pessoal e/ou para alergia ou picada de insetos;
  • Roupa de banho e toalha;
  • Muda de roupa – opcional
  • Biscoito, barrinha de cereal etc...

Recomendamos por motivos de segurança: -
- Durante as caminhadas nas trilhas todos os visitantes deverão estar trajados de calça comprida, camisa e usando tênis ou sapatos fechados;
- Pessoas abaixo de 18 anos deverão estar acompanhadas pelo responsável;
- Todos os visitantes transitarão apenas nas áreas definidas como transitáveis pelo Monitor Indígena local, sempre acompanhado pelo mesmo, não podendo passar na sua frente, sair das trilhas ou pegar em folhas ou galhos;
- Os visitantes deverão respeitar os costumes e os hábitos da comunidade visitada, assim como os horários de chegada, permanência e saída;

CONDIÇÕES GERAIS

* O valor de referência é válido por pessoa para mínimo de 02 pessoas. Abaixo dessa quantidade o valor é sob consulta.
* Para Grupos Rodoviários, Melhor Idade e Escolas, valor especial. Consulte-nos.
* O traslado será realizado a partir de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde a balsa até 10 km no litoral norte. Para outros locais, consulte-nos.
* O cliente deverá comparecer no local e horário combinado para o embarque conforme especificado no VOUCHER.
* A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando a liderança da Reserva da Jaqueira e a Pataxó Turismo julgarem que circunstâncias inevitáveis como mudança climática, de acesso, ou outros, alheios às suas vontades, possam prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
* No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância do cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
* A empresa não se responsabiliza por inconvenientes decorrentes do cancelamento ou alteração do programa por sua própria iniciativa, caso seja comprovada a impossibilidade da realização do passeio por contingências alheias à sua vontade.
* O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

PROCEDIMENTO PARA O PAGAMENTO E RESERVA DO PASSEIO

1 - Enviar e-mail com a solicitação e informando o período que estará em Porto Seguro, os dias e os passeios que quer fazer a reserva, a quantidade de pessoas, o nome do hotel e a solicitação do traslado quando o mesmo for opcional.
2 - Aguardar a confirmação emitida, por escrito, pela Pataxó Turismo.
3 – Efetuar o depósito de 50% do valor do passeio ou pacote e enviar o comprovante para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
4 - O pagamento restante será efetuado em espécie ou cartão sistema débito, em nosso escritório, até 24h antes da saída do passeio, na retida do voucher

CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

* Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo, o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:
1 - O cliente devolverá o voucher do passeio;
2 - De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado;

* Espécie - Devolução integral do valor pago.
* Cartão - Será descontado o valor das taxas referente à Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
* Depósito Bancário - Será descontado o valor referente às taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
* Quando o cancelamento for por parte do passageiro, o mesmo deverá formalizar a desistência por escrito e enviar para a Pataxó Turismo em até 10 dias úteis antes da sua chegada. O reembolso será de 50% do valor pago descontadas as taxas bancárias, se houver.
* No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
* O não comparecimento ou atraso do passageiro sem prévio aviso na data e horário especificados para a saída implicará na retenção integral do valor pago.

DIA DE ÍNDIO COM PERNOITE

Imersão na cultura indígena para perceber um pouco mais os valores herdados e celebrar e reviver com os costumes dos antepassados tudo aquilo que somos.
O composto de sensações, experiências e emoções jamais será esquecido.

Roteiro

Seguiremos para a Reserva da Jaqueira onde participaremos de todas as atividades descritas no roteiro do Dia de Índio sem pernoite, ouviremos as lendas e histórias na beira da fogueira e a experiência de dormir na rede no quijeme(oca).

Detalhe do Roteiro
Saída:Conforme horário definido antecipadamente com o cliente.Duração do passeio:24 horas
Traslado:Opcional. Van Renault Master, micro ônibus ou Ônibus. Valor por pessoa: R$180,00
O que inclui:Traslados de ida/volta, palestra, caminhadas na mata, pintura corporal, ritual, arremesso de arco e flecha, monitores indígenas, café da manhã, almoço e jantar, banho de rio, oficina de artesanato e pernoite no quijeme dormindo na rede, histórias e lendas na beira da fogueira .
O que não inclui:Despesas extras, de caráter pessoal e/ou qualquer outro item não mencionado.

Importante saber:

  • As vivências nas aldeias indígenas são realizadas em ambiente natural e silvestre e durante as atividades pode haver riscos de acidentes com insetos e/ou animais peçonhentos, quedas de pequenas, médias ou grandes proporções e que a distância e a dificuldade de acesso a aldeia poderá dificultar o socorro imediato, isentando assim a Pataxó Turismo e a comunidade da Reserva da Jaqueira de qualquer responsabilidade por eventuais acidentes e de qualquer ônus decorrente da prestação do socorro médico quando necessário.
  • Para esse roteiro a reserva é feita com antecedência.
  • O traslado tem a saída de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, da balsa até 12 km ao norte. Para outros locais, consulte-nos.
  • Política para crianças:
  • Até 02 anos - Não Paga. De 03 a 05 anos R$160,00. Acima de 06 anos valor adulto.

O que levar:

  • Roupa de cama e banho;
  • Produtos de higiene e objetos de uso pessoal;
  • Roupas e agasalho leve, camisetas, bermudas, maiô, calça comprida etc;
  • Sapatos confortáveis para caminhadas;
  • Travesseiro opcional;
  • Lanterna e pilhas sobressalentes;
  • Máquina fotográfica;
  • Água mineral;
  • Repelente de insetos;
  • Remédio pessoal e/ou para alergia ou picada de insetos;
  • Biscoito, barrinha de cereal etc...

Recomendamos por motivos de segurança:
- Durante as caminhadas nas trilhas todos os visitantes deverão estar trajados de calça comprida, camisa e usando tênis ou sapatos fechados;
- Pessoas abaixo de 18 anos deverão estar acompanhadas pelo responsável;
- Todos os visitantes transitarão apenas nas áreas definidas como transitáveis pelo Monitor Indígena local, sempre acompanhado pelo mesmo, não podendo passar na sua frente, sair das trilhas ou pegar em folhas ou galhos;
- Os visitantes deverão respeitar os costumes e os hábitos da comunidade visitada, assim como os horários de chegada, permanência e saída;

CONDIÇÕES GERAIS

* O valor de referência é válido por pessoa para mínimo de 04 pessoas. Abaixo dessa quantidade o valor é sob consulta.
* Para Grupos Rodoviários, Melhor Idade e Escolas, valor especial. Consulte-nos.
* O traslado será realizado a partir de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde a balsa até 10 km no litoral norte. Para outros locais, consulte-nos.
* O cliente deverá comparecer no local e horário combinado para o embarque conforme especificado no VOUCHER.
* A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando a liderança da Reserva da Jaqueira e a Pataxó Turismo julgarem que circunstâncias inevitáveis como mudança climática, de acesso, ou outros, alheios às suas vontades, possam prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
* No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância do cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
* A empresa não se responsabiliza por inconvenientes decorrentes do cancelamento ou alteração do programa por sua própria iniciativa, caso seja comprovada a impossibilidade da realização do passeio por contingências alheias à sua vontade.
* O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

PROCEDIMENTO PARA O PAGAMENTO E RESERVA DO PASSEIO

1 - Enviar e-mail com a solicitação e informando o período que estará em Porto Seguro, os dias e os passeios que quer fazer a reserva, a quantidade de pessoas, o nome do hotel e a solicitação do traslado quando o mesmo for opcional.
2 - Aguardar a confirmação emitida, por escrito, pela Pataxó Turismo.
3 – Efetuar o depósito de 50% do valor do passeio ou pacote e enviar o comprovante para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
4 - O pagamento restante será efetuado em espécie ou cartão sistema débito, em nosso escritório, até 24h antes da saída do passeio, na retida do voucher

CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

* Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo, o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:
1 - O cliente devolverá o voucher do passeio;
2 - De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado;

* Espécie - Devolução integral do valor pago.
* Cartão - Será descontado o valor das taxas referente à Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
* Depósito Bancário - Será descontado o valor referente às taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
* Quando o cancelamento for por parte do passageiro, o mesmo deverá formalizar a desistência por escrito e enviar para a Pataxó Turismo em até 10 dias úteis antes da sua chegada. O reembolso será de 50% do valor pago descontadas as taxas bancárias, se houver.
* No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
* O não comparecimento ou atraso do passageiro sem prévio aviso na data e horário especificados para a saída implicará na retenção integral do valor pago.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

* A Reserva da Jaqueira é demarcada e homologada como terra indígena, portanto é protegida por Lei Federal.
* Lembramos que por serem áreas protegidas e de mata, é necessário atenção e cuidado por parte dos visitantes, para que os momentos vividos sejam de satisfação, segurança e causem o menor impacto ambiental possível aos locais visitados.
* Ouvir e ficar atento às recomendações dos monitores Pataxó, pois estes conhecem bem o local e são capacitados para a sua função.
* Jogar o lixo apenas nas lixeiras;
* Manter-se nas trilhas pré-determinadas, evitando assim possíveis acidentes, encontros indesejados e estragos na natureza;
* Fazer silêncio durante a caminhada na trilha proporcionando uma boa convivência com a natureza e os seus sons;
* Caso encontre algum animal silvestre, manter a calma e o silêncio, pois terá oportunidade de contemplar e até quem sabe fotografar, evitando que este encontro maravilhoso e raro se torne assustador e violento para os dois;
* Respeitar o horário de descanso da comunidade
* Tirar apenas fotografias, deixar apenas pegadas, levar apenas suas memórias e o artesanato Pataxó.

Não é permitido:

* Menores desacompanhados;
* Entrar na trilha sem a presença do monitor indígena;
* Bebidas alcoólicas ou quaisquer outras drogas ilícitas;
* Porte de arma branca ou outras de qualquer natureza;
* Tirar fotos para fins comerciais sem autorização prévia da liderança da Reserva da Jaqueira. Consulte-nos.

História e Cultura

A Reserva da Jaqueira
Tudo começou em 1997 quando as irmãs guerreiras Pataxó: Nitinauãn, Jandaia e Naiara decidiram assumir a identidade indígena, resgatar as tradições esquecidas, conscientizar e valorizar a cultura pataxó e voltar a viver na floresta, como faziam antes do seu pai morrer assassinado por um fazendeiro. Após esse triste acontecimento, as três irmãs ainda pequenas, juntamente com a sua mãe e irmãos mudaram-se da Barra Velha (Aldeia Mãe) para a Aldeia Coroa Vermelha, uma aldeia urbana com mais de seis mil habitantes entre índios e não índios, localizada em Santa Cruz Cabrália. Decidir enfrentar o medo e a discriminação por serem índias foi uma atitude de coragem e determinação nunca antes imaginada, mas para surpresa delas, foi recebida com desagrado pela comunidade, Funai e demais órgãos públicos, mesmo assim não desistiram e “sonharam acordadas” que era possível mudar a realidade que viviam, enfrentar o preconceito e o medo e passarem a viver  num local que comprovadamente tivesse sido habitado por ancestrais e com espaço suficiente para a prática dos seus antigos costumes.

Em 1998, após 24 anos de luta e com o mote dos 500 anos do Brasil, a Aldeia Coroa Vermelha foi demarcada e homologada como terra indígena, nessa ocasião e após muita luta sem o apoio dos órgãos Federais, Estaduais e Municipais, mas com a ajuda de alguns índios conseguiram ocupar uma área de 827 hectares em plena Mata Atlântica que fazia parte dessa demarcação, onde o posseiro estava retirando barro e areia da falésia e iria iniciar o desmatamento para a construção de um condomínio de luxo. Assim, no dia 1º de agosto de 1998 foi criada a Reserva da Jaqueira, nome inspirado numa velha jaqueira, quase morta, tombada no centro da aldeia, que fincou as raízes que ainda tinham seiva no solo e como um milagre natural, essa árvore “condenada” rebrotou e aos poucos voltou a produzir os seus frutos novamente. Nesse exemplo magnífico da natureza as irmãs Nitinauã, Jandaia e Naiara perceberam que a cultura adormecida do seu povo poderia sobreviver e dar bons frutos. Logo após a retomada foram para as aldeias mais distantes e junto aos índios mais velhos efetuaram um resgate cultural do conhecimento ora adormecido, do modo tradicional de viver, das histórias, das lendas, do Sagrado, dos rituais e de como preservar a floresta para as futuras gerações. A Reserva da Jaqueira tem como objetivos principais a afirmação cultural e a preservação do meio ambiente, tornando-se um importante difusor da cultura pataxó e modelo de turismo sustentável numa reserva indígena. Local de muita energia positiva tornou-se símbolo da resistência do povo Pataxó, é reconhecido como um lugar sagrado e morada dos espíritos, pois foi habitado pelos seus ancestrais.

Em 1999, Chico Índio me convidou como amiga e diretora da Pataxó Turismo para visitar o local e conhecer as três irmãs, após ouvir atentamente a história, foi convidada pelas irmãs para fazer uma parceria, passar alguns conhecimentos de turismo, fazer a divulgação e comercialização para levar os turistas para visitar. Para marcar o momento plantei um pé de Pau Brasil e fui batizada de “Katumbaiá”, protetora da floresta. Foi um momento de emoção que me deixou muito honrada sobretudo pela confiança depositada. Ninguém sabia que nas minhas veias também corria o sangue indígena, pois minha avó era índia de Jequié e talvez naquele dia o motivo da minha mudança de Salvador para Porto Seguro estava começando a ser desvendado.

Todos os anos no dia 1º de agosto a comunidade da Jaqueira realiza o Araguakisã, para comemorar a data de fundação da reserva e celebrar os rituais mais importantes do povo Pataxó, o Ritual do Barro e o Casamento Tradicional. Antes da cerimônia o noivo passa por várias provas para mostrar que está pronto para sustentar a sua família e livrar a mulher de possíveis perigos. Durante todo o dia acontecem muitos rituais acompanhados de tradicional comida e bebida.

Língua Pataxó
A etnia Pataxó tem como língua o Pathxôrã, da família dos Maxacali, pertencente ao tronco Macro-Jê e significa linguagem do guerreiro. A língua é considerada uma forma de interação entre os homens, a natureza e os espíritos.

Festas e Celebrações – Ritual
O Heruê, mais conhecido como Awê, é um ritual em grupo sempre acompanhado do maracá, dança circular ou em filas e pelo canto na língua dos antepassados. Significa amor, união e espiritualidade. O ritual marcado pela força das expressões e movimentos corporais, desperta sentimentos de respeito ao próximo, a natureza e ao sagrado e transmite paz, alegria, energia, compreensão e força.

Música, canto e dança
“A dança e o canto pataxó buscam a harmonia encontrada no canto dos pássaros, o barulho das águas, o movimento das nuvens, o silêncio das pedras, o ruído dos ventos, o calor do sol e a pureza da lua. É assim que eles celebram e revivem os seus antepassados, buscando neles a força para continuar lutando e enfrentando os desafios em suas vidas”.

Artes e formas de expressão - Artesanato
As danças, as pinturas corporais e as belas narrativas das histórias e lendas em volta da fogueira são características de sociedades de tradição oral, aproxima gerações e garante a transmissão das experiências vivenciadas.

Pinturas corporais
Tem grande valor cultural, pois o índio pataxó usa a pintura do seu corpo como se fosse a sua cédula de identidade. Existe um padrão de significação e simbologia diferente para homens e mulheres solteiros e casados que deve ser seguido. Representa o estado de espírito diário de cada indivíduo, os bens e o sagrado.Na cultura pataxó são usadas as cores vermelha, preta, branca e amarela retiradas da natureza, urucum, jenipapo, carvão e argila.

Saberes e fazeres
Todas as atividades que desenvolvem desde as canoas esculpidas ainda de modo rudimentar, a pesca, a confecção das armas, os adornos, as bio jóias, o conhecimento das ervas medicinais, as parteiras e as benzedeiras mostram a grande afinidade que os pataxó tem com a natureza.

Culinária tradicional
A iguaria de destaque é sem dúvida o peixe assado na folha da patioba, palmeira que garante um sabor todo especial. As carnes moqueadas, assadas, os churrascos de caranguejo e ouriço são também muito apreciadas. Os complementos ficam sempre por conta da farinha de puba, mandioca, bolos, beijus e goles de chás. Nas festas e ocasiões especiais sempre é usado a jaroba mais conhecido como cauim.

 

 Rota do Saber, uma rota de conhecimento

Rota do Saber

Forte ferramenta de ensino fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas instruções da Lei de Diretrizes e Bases, oferecendo aos professores das escolas públicas e particulares, valioso subsídio prático para enriquecer o conteúdo de suas disciplinas e suporte para os trabalhos com os Temas Transversais e Estudo do Meio.

AULAS VIVAS
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
ENCONTRO COM AS RAÍZES DO POVO BRASILEIRO

Leia mais...


 

Passeio Fluvial

Chalana Chalana Chalana

Aproveite o melhor de Cabrália navegando com tranqüilidade em escuna ou chalana pela foz do Rio João de Tiba, com muita música e diversão, apreciando a linda paisagem formada por recifes e manguezais, desfrutando da primitiva Praia de Santo André e do exótico e divertido banho de lama negra e de rio na Ilha do Sol, conhecida como Ilha dos Doces.

A região compõe a APA de Santo Antônio, situada na foz do Rio João de Tiba, em Santa Cruz Cabrália que tem como destaque, a praia de Santo André, enseada de águas calmas e mornas voltada para o mar, o rio e a Ilha Paraíso.

ROTEIRO

Sairemos de Porto Seguro e seguiremos 22 km, via terrestre, até o píer de embarque em Santa Cruz Cabrália, onde embarcaremos numa escuna equipada e segura e navegaremos mansamente pelo rio até a Praia de Santo André com tempo para refrescantes banhos de mar e caminhada opcional.
No retorno, parada para almoço, opcional, em restaurante com píer próprio e culinária diversificada no povoado de Santo André. Após o descanso, navegaremos até a Ilha do Sol, conhecida pelos doces a base de coco e atrações pitorescas, para momentos de muita descontração, banhos de lama negra e de rio. Retorno para o hotel conforme horário programado.

Detalhe do Roteiro
Saída:09:00h de Porto SeguroDuração do passeio:6 horas
Traslado:Van, doblô, micro ônibus ou ônibusValor por pessoa: R$ 90,00 + R$ 5,00 (taxa prefeitura)
O que inclui:Traslados de ida e volta saindo do hotel, passeio conforme descrito no roteiro e guia da embarcação.
O que não inclui:Almoço, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados.

Importante saber:

  • A reserva para esse roteiro é feita com antecedência e de acordo com a disponibilidade de vagas.
  • Passeio não recomendado para Gestantes.

CONDIÇÕES GERAIS

* O valor de referência é válido por pessoa e está sujeito a alteração sem prévio aviso.

*O traslado sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde a balsa de Arraial D´Ajuda até 14 km do litoral norte. Para outros locais, consulte-nos.

* Criança abaixo de 1m não paga, entre 1m e 1,30 paga 50% do valor do passeio + taxa obrigatória de embarque. 

* As embarcações são rigorosamente vistoriadas pela Capitania dos Portos e tem limites mínimos e máximos para o transporte das pessoas.
* De acordo com a maré o mestre da embarcação poderá inverter o roteiro.
* A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando o mestre da embarcação julgar que a mudança climática, ou outros fatores alheios a sua vontade, possam interferir ou prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.

PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.
Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

* O valor de referência é válido por pessoa.
* O passeio está sujeito a condições climáticas favoráveis.
* O traslado sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde a balsa de Arraial d´Ajuda até 14 km do litoral norte. Para outros locais, consulte-nos.
* Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.
* As embarcações são rigorosamente vistoriadas pela Capitania dos Portos e tem limites mínimos e máximos para o transporte das pessoas.
* De acordo com a maré o mestre da embarcação poderá inverter o roteiro.
* A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando o mestre da embarcação julgar que a mudança climática, ou outros fatores alheios a sua vontade, possam interferir ou prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
* No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância com o cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
* O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.





 

Rota do Achamento

Rota do Achamento

Incrível viagem no tempo e na história, visitando locais emblemáticos que fazem parte da história antiga e atual da Terra Mãe do Brasil, interagindo com antigos moradores, re-interpretando antigos conceitos que alavancaram a Expansão Ultramarina Portuguesa e o conseqüente “Achamento” do Brasil.

Leia mais...


 
Vivência nas Aldeias Indígenas

 Vivências nas aldeias indígenas pataxó, o povo que resistiu...

Vivência nas Aldeias

O encontro surpreendente com as nossas origens acontece sob a cobertura do mesmo céu e do contato com a mesma terra, da região que é habitada desde o ano 1000 A.C, por povos da família lingüística Macro-Jê, da qual, os índios Pataxó pertencem, que caçavam, pescavam, coletavam frutos, mariscos e já conheciam a cerâmica e a agricultura.

As vivências são realizadas no coração das aldeias onde o Brasil nasceu para que o visitante conheça de perto o povo Pataxó e junto com eles participem de palestras interativas, rituais, arremesso de arco e flecha, saboreie a culinária tradicional, caminhe e ouça os sons da mata, escute as lendas e histórias contadas de geração em geração à beira da fogueira, durma na rede em um quijeme (oca), tome banho de rio, dentre outras atividades.

As experiências únicas certamente nos transportarão para momentos mágicos e significativos que ficarão para sempre em nossas mentes e em nossos corações.

Tometô Taputá (Seja bem vindo)!


Leia mais...


 

Etnoturismo indígena – Rota das Aldeias

Logotipo Rota das Aldeias


     Vivência no coração das aldeias onde o Brasil nasceu para conhecer mais de perto os povos que fazem parte da nossa herança cultural mais profunda e algumas das suas tradições milenares ainda mantidas e expressadas na cultura de valores humanos e no modo natural de viver.
    Assim, participar de rituais, arremessar arco e flecha, dormir na rede em um quijeme (oca), saborear a culinária dos primeiros habitantes, escutar as lendas e histórias contadas de geração em geração, serão algumas das experiências que vivenciaremos durante 05 dias e 04 noites nas cinco aldeias e reservas visitadas.

 

Parque Marinho de Recife de Fora

Recife de fora Recife de fora Recife de fora

Incrível passeio de escuna para banho e mergulho de superfície (snorkel) no interior de uma piscina natural repleta de peixinhos, moluscos e algas, em um exuberante parque marinho no meio do oceano, a apenas uma hora de navegação.
O Parque Marinho do Recife de Fora está situado a 05 milhas náuticas da costa de Porto Seguro e possui uma área total de 17,5 km², dos quais, apenas três por cento são utilizados para a visitação e o restante como área de preservação.

As saídas para esse passeio só acontecem nas semanas de luas cheia e nova e no horário da maré baixa, quando os recifes ficam descobertos, formando piscinas naturais.

ROTEIRO

Embarcaremos no píer de Porto Seguro em escunas equipadas e seguras e navegaremos apreciando o maravilhoso casario e as belezas da orla de Porto Seguro, recortada por falésias e coqueiral, até as belas formações de corais do Parque Marinho do Recife de Fora, onde permaneceremos cerca de 01:30h para banhos e mergulhos na piscina natural (1,50 m de profundidade) observando no seu interior uma grande variedade de peixes coloridos, estrelas do mar, ouriços, esponjas, corais, etc. Retorno conforme horário programado.

Detalhe do Roteiro
Saída:De acordo com o horário da maré baixa. Consulte-nos.Duração do passeio:4 horas
Traslado:Opcional. Consulte-nos.Valor por pessoa: R$ 88,00+R$14,00 (taxa cobrada pela Prefeitura de Porto seguro)
O que inclui:Taxa de embarque e o guia da embarcação.
O que não inclui:Almoço, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados.

Importante saber:

  • A visita ao Parque Marinho do Recife de Fora está limitado a 400 pessoas por dia.
  • A reserva é efetuada com antecedência e de acordo com a disponibilidade de vagas.
  • Esse passeio só é realizado nas semanas de lua cheia e lua nova e no horário da maré baixa.
  • O uso de tênis ou outro calçado que proteja os pés é indispensável.
  • Dentro da área de visitação é preciso seguir rigorosamente as instruções do guarda-parque.
  • Acompanhamento do guia Pataxó Turismo para grupo acima de 20 pessoas.
  • Passeio não indicado para gestantes.

CONDIÇÕES GERAIS

* O valor de referência é válido por pessoa e sujeito a alteração sem prévio aviso. 

* Criança abaixo de 1m não paga, entre 1m e 1,30m paga 50% do valor do passeio + Taxa de obrigatória de embarque.

* O passeio está sujeito a condições climáticas favoráveis.
* O traslado opcional, quando solicitado, sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde 14 km ao longo do litoral norte até a balsa de Arraial d´Ajuda. Para outros locais, consulte-nos.
* Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.
* As embarcações são rigorosamente vistoriadas pela Capitania dos Portos e tem limites mínimos e máximos para o transporte de passageiros.
* A Pataxó Turismo não se responsabiliza por fotos tiradas durante o passeio.
* A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando o mestre da embarcação julgar que a mudança climática, ou outros fatores alheios a sua vontade, possam interferir ou prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
* No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância com o cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
* Os sapatos apropriados à proteção dos pés e a máscara para o mergulho podem ser alugados no píer antes do embarque.

PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.
Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:

• O cliente devolverá o voucher do passeio.
• De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

*Espécie - Devolução integral do valor pago.
*Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
*Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

• Quando o cancelamento for por parte do passageiro e com até 10 dias de antecedência, reembolso de 50% descontadas as taxas bancárias, se houver.
• No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
• O não comparecimento ou atraso do passageiro na data e horário para a saída especificados no voucher implicará na retenção do valor pago.

Principais Regras de Permanência no Parque:
Respeitar a sinalização caminhando apenas dentro da área delimitada para a visita;
Não levar nenhum tipo de alimento ou bebida para o local;
Não alimentar os peixes;
Não manipular animais ou rochas;
Não usar nadadeiras;
Entrar na piscina sem pulos ou mergulhos;
Gritar ou falar alto apenas em caso de emergência;


*Os corais são seres vivos e não pedras como muitos acreditam e por isso os tratam como tal. Precisamos mudar essa visão e entender que são animais de grande importância para a vida de todos e a que a conservação dos recifes de coral e sua diversidade é de extrema importância para a vida na terra, pois uma a cada quatro espécies marinhas, vive nos recifes de coral, incluindo 65% das espécies de peixes (Spalding, 2001).

*Portanto os Corais são animais marinhos do grupo dos cnidários, que inclui também as anêmonas, as águas-vivas ou medusas e os “corais de fogo” (hidrozoários). São invertebrados (animais sem espinha dorsal) capazes de formar por baixo do tecido um esqueleto calcário (como nossos ossos) ou córneo (como nossas unhas). Este esqueleto é responsável pela fixação do coral no fundo do mar e serve também como proteção.

Ajude-nos a mantê-los vivos!!!




 

Abrolhos


Aventura de tirar o fôlego na 2ª maior plataforma de corais do Brasil, intercalada por safári fotográfico e observação das aves que habitam o parque e fazem seus ninhos na ilha, como atobás, fragatas, rabos-de-palha etc... De julho a novembro, a região se transforma no principal local de reprodução das Baleias Jubarte do Atlântico Sul Ocidental.

Leia mais...


 

Rota do Saber, uma rota de conhecimento

Rota do Saber Rota do Saber Rota do Saber

Forte ferramenta de ensino fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas instruções da Lei de Diretrizes e Bases, oferecendo aos professores das escolas públicas e particulares, valioso subsídio prático para enriquecer o conteúdo de suas disciplinas e suporte para os trabalhos com os Temas Transversais e Estudo do Meio.

AULAS VIVAS
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
ENCONTRO COM AS RAÍZES DO POVO BRASILEIRO

A Rota do Saber, uma rota de conhecimento, é um Projeto Eco Pedagógico interdisciplinar, de caráter sócio ambiental, enfoque holístico com foco na Ciência, História, Geografia e experiências com comunidades tradicionais. Tem como objetivo despertar e trazer para a Costa do Descobrimento, declarada pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural para a Educação, a Ciência e a Cultura, alunos e professores da rede pública e particular do ensino fundamental, médio, superior e, em alguns casos, especialistas, visando oferecer aos alunos, a oportunidade de identificar na prática os conteúdos estudados na sala de aula e facilitar a compreensão e a fixação da aprendizagem através de um processo de imersão e vivências “in loco”.

É desenvolvido através de JORNADAS EDUCATIVAS, ou seja, excursões de instrução e lazer orientado e atividades elaboradas de acordo com o conteúdo programático planejado em todos os passos e aprovado previamente pela escola, para que atendam com objetividade os interesses de cada instituição.

As atividades são realizadas em consonância com o conteúdo curricular da série em questão, aliando teoria à prática, onde o aluno aprendendo através das próprias experiências e socializando com os colegas e professores, fora do ambiente escolar, consolida o processo de aprendizagem e integração e torna o objeto de estudo mais significativo.

Como precisa ser muito bem planejado para não perder o foco educativo, oferecemos antecipadamente consultoria completa e colocamos-nos à disposição para juntamente com a coordenação pedagógica de cada estabelecimento de ensino, analisarmos as necessidades e objetivos a serem alcançados.

Contamos com uma eficiente e completa estrutura de operação local, onde o rigor e o profissionalismo estão presentes em todas as etapas, desde a elaboração das Jornadas Educativas e o custo até os detalhes no momento da contratação de terceiros, como hospedagem, alimentação, segurança e o transporte local dos alunos.

Ao longo dos anos compartilhamos muitos momentos de descoberta, emoção e confraternização com crianças, jovens e adultos, mediante realidades vivenciadas durante as Jornadas Educativas, antes, só conhecidas na teoria.

A Pataxó Turismo através do seu Departamento Cultural e da experiência adquirida atuando no turismo da Costa do Descobrimento, criou no ano 2000 com pioneirismo e diferencial a Rota do Saber, uma rota de conhecimento, uma proposta especialmente elaborada para o Turismo Educacional, com abrangência nacional e internacional e responsabilidade sócio ambiental.

Quem participa

•    Alunos e Professores da rede pública e particular do ensino fundamental, médio, superior e, em alguns casos, especialistas.

•    Alunos e Professores da Tribo Pataxó da Costa do Descobrimento.

Onde acontece

Na sala de aula a céu aberto, na qual a Costa do Descobrimento se constitui, declarada pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Humanidade para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Quando acontece

Nos períodos de baixa estação: Março a Junho e Agosto a Novembro.  

Disciplinas abordadas

História, Cultura e Interpretação Patrimonial
Geografia
Biologia e Ciências Naturais
Português e Literatura
Matemática
Educação Física
Educação Artística
Ética e Cidadania

Atividades

Aulas Vivas, vivências, palestras, oficinas, visitas a sítios históricos, arqueológicos e museus.

Programação e Duração

A programação é elaborada de acordo com os temas e atividades apresentados em nosso portfólio e adaptada às necessidades e objetivos de cada escola atendendo sempre a orientação da coordenação pedagógica. A duração pode variar de 01 a 05 dias.

    As Jornadas Educativas são realizadas em dois períodos diários, com duração de até 04:00h cada e divididas em 04 etapas:

•    Explicativo;
•    Momento Lúdico e de Reflexão;
•    Elaboração dos dados e observações;
•    Momentos de lazer

Quem Apóia


Secretaria de Educação de Porto Seguro
Faculdade do Descobrimento – FACDESCO
IBAMA – BA
FUNAI
Associação Pataxó de Ecoturismo

Nossa Equipe

A nossa equipe é formada por profissionais experientes e especializada em turismo pedagógico. Em alguns casos, professores graduando, mestrando ou doutorando em diversas áreas.

Algumas escolas atendidas pela Pataxó Turismo


Escola Americana do Rio de Janeiro
The Chicago School of Professional Psychology – EUA
Escola Santa Cruz de São Paulo
Escola Acalento de Lauro de Freitas - BA
Colégio Integração de Teixeira de Freitas
Escola Moreira Caldas – Minas Gerais
Universidade Federal de Fortaleza
Instituto Federal da Bahia – Campus de Salvador
Instituto Educacional Conviver - BA

Valor do Pacote

Varia de acordo com as jornadas escolhidas, o período,  a hospedagem e as refeições.

O Pacote inclui

Hospedagem
Alimentação
Traslados quando necessários
Taxas, guia, monitores e suportes essenciais conforme a Programação aprovada  e confirmada pela escola através do Termo de Adesão

O Pacote não inclui
Transporte ou Passagem aérea ou rodoviária de ida e volta;
Despesas de ordem pessoal;
Qualquer item não mencionado na programação ou no item Inclui;

Política de Cortesia


Para grupo acima de 30 alunos serão concedidas 03 Cortesias. Demais casos, sob consulta.

Forma de pagamento


Parcelado e sem juros.

Condições de Pagamento   


A combinar.

Responsabilidade Sócio Ambiental 
   

•    Como os demais projetos customizados da Pataxó Turismo, parte da comercialização do pacote Rota do Saber é repassada, em dinheiro, para os índios Pataxó da Reserva da Jaqueira, propiciando não só à manutenção da mesma como a permanência da comunidade no local.

•    Campanha Turista Cidadão

Ação de cidadania criada pela Diretora Executiva da Pataxó Turismo, em 2000, a Campanha Turista Cidadão tem caráter essencialmente sócio cultural permanente, com o objetivo de propiciar a troca de experiências entre o visitante e a comunidade indígena da Reserva da Jaqueira visando repartir os saberes dos envolvidos.
O Turista Cidadão participa voluntariamente através de palestras, oficinas ou campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, material escolar, livros e bolas de futebol.

Considerações Finais

 Ciente de que o saber e a busca do conhecimento além de um grande desafio é uma busca incessante do ser humano, visamos possibilitar a formação de uma visão crítica e consciente através do contato direto com diferentes culturas e realidades sociais, econômicas e ambientais, nos diversos campos do conhecimento e do homem como ser integral.
Desejamos contribuir com as escolas na formação de crianças e jovens conscientes da sua importância de “pertencer”, o que os ajudará a sentirem-se responsáveis por atitudes éticas e cidadãs, e assim, tornarem-se adultos socialmente ativos e justos.

// -->

 

Mergulho Autônomo

MERGULHO AUTÔNOMO MERGULHO AUTÔNOMO MERGULHO AUTÔNOMO

Excursão subaquática para conhecer um mundo novo. Após uma hora de navegação e, em apenas um único mergulho, é possível descobrir várias espécies de corais, inclusive endêmica, como o Mussismilia Braziliensis (coral cérebro) e uma diversificada vida marinha, em um dos mais belos espetáculos da flora e fauna marinha da região. 
A excelente condição de visibilidade proporciona excelentes mergulhos em um dos mais belos espetáculos da flora e fauna marinha da região.
O conjunto formado pela excelente visibilidade (cerca de 10 metros e no verão chegando a 20 metros), a temperatura média debaixo d'água que gira em torno dos 22 graus e a diversificada vida marinha, faz de Porto Seguro um aquário natural com as condições perfeitas para mergulhadores iniciantes e veteranos apreciarem as belezas escondidas no fundo do mar.
São realizados dois tipos de mergulho:

Batismo - Indicado para quem nunca fez curso de mergulho, mas que pretende com segurança, apreciar o fundo do mar. Durante o tempo de navegação, o instrutor dará uma aula teórica e ao chegar no local do mergulho fará uma adaptação ao equipamento autônomo na superfície e próximo ao barco. Em seguida, o instrutor descerá em mergulho de dupla, ou seja, com duas pessoas para um mergulho que dura cerca de 30 minutos numa profundidade em torno dos 12 metros. Durante toda a atividade, o instrutor orienta e acompanha o iniciante. O equipamento é composto por roupa de neoprene, cilindro, colete, regulador, máscara e nadadeira.
Mergulho para Credenciados - A apresentação da credencial será indispensável.

ROTEIRO

Embarcaremos no píer de Porto Seguro em barco exclusivo para mergulho e navegaremos por aproximadamente 1 hora, em direção a região situada ao sul do Recife de Fora e a 05 milhas náuticas da costa. Durante esse tempo o instrutor credenciado passará as informações necessárias para o batismo que é rigorosamente monitorado e sempre realizado em dupla acompanhada por um instrutor. Retorno conforme horário programado.

Detalhe do Roteiro
Saída:09:00h Duração do passeio:4 horas
Traslado:Opcional. Consulte-nos.

Valor por pessoa:

Valor para acompanhante:

R$ 135,00

R$75,00

O que inclui:

01 batismo, 01 cilindro, roupa e equipamento completo para mergulho autônomo, instrutor e um pequeno lanche servido a bordo.

Para o acompanhante inclui o passeio, lanche à bordo, mascara, snorkel, nadadeira e flutuador.

Traslados de ida e volta quando confirmados antecipadamente.

O que não inclui:Almoço e bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados.

Importante saber:

  • A reserva para esse roteiro é feita com antecedência e de acordo com a disponibilidade de vagas.
  • Passeio não indicado para Gestantes.
  • Caso o acompanhante não saiba nadar, não será permitido que o mesmo desembarque para fazer flutuação, mesmo que portando coletes e/ou flutuador.


CONDIÇÕES GERAIS

* O valor de referência é válido por pessoa.
* O passeio está sujeito a condições climáticas favoráveis
* As embarcações são rigorosamente vistoriadas pela Capitania dos Portos e tem limites mínimos e máximos para o transporte.
* O traslado opcional, quando solicitado, sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde 14 km ao longo do litoral norte até a balsa de Arraial d´Ajuda. Para outros locais, consulte-nos.
* Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.
* A Pataxó Turismo não se responsabiliza por fotos tiradas durante o mergulho.
* A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando o mestre da embarcação julgar que a mudança climática, ou outros fatores alheios a sua vontade, possam interferir ou prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
* No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância com o cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.

CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

O valor do pagamento será devolvido exclusivamente nos casos em que a Pataxó Turismo cancelar o passeio. A devolução deverá observar as condições abaixo:
5-O cliente devolverá o voucher do passeio.
6-De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

*Em espécie - Devolução integral do valor pago.
*Cartão - Será descontado o valor das taxas referente ao Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
*Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

A Pataxó Turismo não devolverá o valor do pagamento, seja a que título for, quando o cliente não comparecer no dia e horário que o passeio foi reservado.


IMPORTANTE SABER

* Os corais são seres vivos e não pedras como muitos imaginam, e por isso os tratam como tal. Precisamos mudar essa visão e entendermos que são animais de grande importância para a vida de todos e a que a conservação dos recifes de coral e sua diversidade são de extrema importância para a vida na terra, pois uma a cada quatro espécies marinhas vive nos recifes de coral, incluindo 65% das espécies de peixes (Spalding, 2001).

* Portanto os Corais são animais marinhos do grupo dos cnidários, que inclui também as anêmonas, as águas-vivas ou medusas e os “corais de fogo” (hidrozoários). São invertebrados (animais sem espinha dorsal) capazes de formar por baixo do tecido um esqueleto calcário (como nossos ossos) ou córneo (como nossas unhas). Este esqueleto é responsável pela fixação do coral no fundo do mar e serve também como proteção.

Ajude-nos a mantê-los vivos!!!




 

Happy Hour

Happy hour Porto Seguro


No final de tarde, navegaremos a bordo de nossas escunas pelo Rio Buranhém embalados pelo rítmo do jazz e do blues. Neste momento especial, assistiremos e brindaremos ao por do sol e nos sentiremos atores deste espetáculo que a Mãe Natureza nos oferece diariamente. Welcome drink e frios incluso.

Leia mais...


 
caravana da alegria caravana da alegria caravana da alegria

A Caravana da Alegria é um grande Encontro de Confraternização da Melhor Idade, de cunho essencialmente turístico social, conceito inovador e responsabilidade social, idealizada e realizada pela Pataxó Turismo com pioneirismo e diferencial, em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, berço da nação brasileira, rica em história, belezas naturais, cultura, hospitalidade, entretenimento e rica gastronomia.

Tem como objetivos OTIMIZAR e MAXIMIZAR os benefícios e o aproveitamento do tempo dos participantes, na Terra Mãe do Brasil, promover dias emocionantes com muita alegria e diversão, valorizar o idoso como indivíduo socialmente atuante, respeitar os seus limites, superar as suas expectativas e colaborar para a melhoria da sua autoestima e auto realização. Visa tornar a Caravana da Alegria uma expressiva referência em evento para a Melhor Idade com reconhecimento nacional

A 12ª edição está recheada de novidades e mais uma vez com uma PROGRAMAÇÃO para você aproveitar tudo... a praia, a cidade, a noite e os amigos, durante os 06 dias de agradáveis PASSEIOS com saborosos ALMOÇOS, Requintado JANTAR DANÇANTE, sempre acompanhado de boa música e variada gastronomia, DINÂMICAS, ATIVIDADES RECREATIVAS, sorteios de brindes, MOMENTOS CULTURAIS e FESTAS NOTURNAS TEMÁTICAS, incluindo Baile, Forró e a animadíssima MICARETA DA ALEGRIA.

Desde a 2ª edição, a Caravana da Alegria foi reconhecida pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, como um produto turístico de relevância e diferencial, ganhando destaque no Guia dos 14 Roteiros Turísticos da Bahia, editado pela Bahiatursa, mantendo esse mérito desde então, provocando mídia espontânea na TV Record News, TV Sul Bahia, Jornal da 3ª Idade de São Paulo, Tribuna da Bahia e Jornais regionais e eletrônicos.

Convide o seu grupo, seus amigos e familiares e participe conosco de 18 a 24 de setembro de 2017, desse PROGRAMA ÚNICO, em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Programação Preliminar

18/9      Segunda    Abertura Oficial com Festa Cigana e Jantar Dançante de Boas Vindas

19/9      Terça         Curtindo Trancoso e Arraial d´Ajuda X Noite de compras na Passarela do Álcool.

20/9      Quarta        Dançando na Praia X Micareta da Alegria 

21/9      Quinta         Divertido Passeio Fluvial X Noite de compras na Passarela do Álcool

22/9      Sexta          Pic-Nic das Recordações X Forró da Moçada no Arraiá da Alegria

23/9      Sábado        Volta às Origens na Coroa Vermelha X Baile Vip com Jantar Dançante

24/9      Domingo     Paisagens do Tempo (City Tour) X Fim dos nossos serviços.

Importante:
Esta programação ainda está sujeito à alteração nos dias e horários. As atividades continuarão as mesmas.         

Escolha o Seu Pacote e solicite o Termo de Adesão. 

Hotéis localizados no centro Valor do Pacote por pessoa SEM TRASLADO R$ – NET Valor do Pacote por pessoa COM TRASLADO R$ – NET Aptos Disponíveis
Terra Brasil
1.400,00 1.620,00 40
Praia Mar 1.330,00 1.550,00 Esgotado
Shangri-lá 1.325,00 1.545,00 20
Oceano Porto 1.305,00 1.525,00 20
Terra Mater 1.305,00 1.525,00 Esgotado
Jangadeiro   
1.305,00 1.525,00 20
Green Porto 1.230,00 1.450,00 20
Vale Verde centro 1.235,00 1.455,00 20
Costa Verde
1.220,00 1.440,00 06
Kalifórnia   
1.195,00 1.415,00 20
Hotéis localizados no centro Valor do Pacote por pessoa SEM TRASLADO R$ – NET Valor do Pacote por pessoa COM TRASLADO R$ – NET Aptos Disponíveis
Shalimar   
1.650,00 1.870,00 20
Vale Verde  Praia 1.235,00 1.455,00 10
Porto Belo Park
A confirmar
A confirmar A confirmar
Florida In Ocean A confirmar
A confirmar A confirmar


O valor do Pacote Inclui:

  • 06 diárias de hospedagem com café da manhã, em aptos duplos, triplos e quádruplos, no hotel previamente escolhido por você na lista dos hotéis conveniados fornecida pela Pataxó Turismo;
  • 06 refeições, sendo: 01 Jantar Dançante no dia 18/9/2017 e 05 almoços nos dias 19, 20, 21, 22 e 23/9/2017;
  • 05 dias de passeios;
  • 04 festas temáticas;
  • 02 By Nights de compras na Passarela do Álcool;
  • Ingressos para todas as atividades da programação oficial;
  • Taxas obrigatórias de balsa;
  • Taxas obrigatórias de embarque;
  • Assistência de 01 guia de turismo por grupo acima de 30 pessoas durante as atividades da programação oficial. Grupos menores que esse número também serão acompanhados pelo guia, porém,  juntamente com outras pessoas ou outro pequeno grupo.
  • KIT COM 01 CAMISA, 01 ABADÁ  e 01 BRINDE SURPRESA.

O valor do Pacote não inclui:

  • Passagem aérea ou rodoviária e seguro viagem;
  • Refeições e bebidas, não mencionadas;
  • Despesas extras de caráter pessoal e/ou qualquer outro item não mencionado no pacote e/ou na programação.
  • Traslados e receptivo in/out. Estes são considerados extras e quando solicitados será acrescentado R$220,00 por pessoa ao valor do pacote escolhido.

Forma de Pagamento:

Parcelado e sem juros até a chegada do grupo através de depósito bancário identificado efetuado para Pataxó Agencia de Viagens e Turismo Ltda.

Condições de Pagamento:

  • O pagamento da 1ª e da última parcela deverá ser realizado nas datas informadas pela Pataxó Turismo no Termo de Adesão. As demais nas datas escolhidas pelo cliente e informadas no Termo de Adesão;
  • Identificar todos os depósitos com o nome do responsável pela reserva e enviar os comprovantes para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • O pacote será considerado como utilizado a partir do pagamento do sinal da reserva.


 Garantia da Reserva e Participação

  • A garantia da Reserva do Pacote e participação na 12ª edição da Caravana da Alegria 2017 só será confirmada e válida mediante a confirmação de disponibilidade emitida, por escrito, pela Pataxó Turismo e o pagamento do de todas as parcelas nas datas pré-definidas pela Pataxó Turismo e pelo cliente no Termo de Adesão, sendo que a última será impreterivelmente em 05/9/2017. Nessa data as agencias e coordenadores das Caravanas deverão enviar a quantidade exata dos participantes.
  • A comprovação dos pagamentos é de responsabilidade do cliente que deverá enviar cada depósito identificado com o nome do responsável para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  
  • Responsabilidade Social

    A Caravana da Alegria como os demais roteiros customizados da Pataxó Turismo, reverterá em dinheiro, parte da venda dos pacotes para a comunidade indígena Pataxó e através da Campanha Turista Cidadão, solicita a colaboração de cada Participante através da doação de 01 Kg de alimento não perecível: feijão, arroz, macarrão, café e açúcar. O resultado da arrecadação será entregue para a comunidade visitada conforme a programação do Encontro.

    Solicite o seu Termo de Adesão e faça já a sua reserva!

     

    Parque Marinho de Coroa Alta

    Parque Marinho de Coroa Alta Parque Marinho de Coroa Alta Parque Marinho de Coroa Alta

    Animado passeio de escuna para o maior banco de areia da região formado por fragmentos de corais no meio do oceano. Sua cor alaranjada destaca-se em meio às águas azuis e cristalinas que o rodeiam, criando um cenário deslumbrante para refrescantes banhos. O restante do tempo será intercalado por banho de rio, banho de lama negra e apreciando lindas paisagens.

    O Parque Marinho de Coroa Alta está situado a 5 milhas náuticas da costa da cidade de Santa Cruz Cabrália.

    ROTEIRO

    Saindo de Porto Seguro seguiremos via terrestre, 22km pelo litoral norte até o píer de Santa Cruz Cabrália, onde embarcaremos em uma escuna equipada e segura. Durante aproximadamente 01:00h, navegaremos tranquilamente pelo rio João de Tiba, ora margeando os recifes e ora o manguezal até a Coroa Alta, onde desembarcaremos e permaneceremos cerca de 01h para inesquecíveis banhos de mar.

    No retorno parada para almoço opcional em restaurante com píer próprio e culinária diversificada no povoado de Santo André. Após o descanso, navegaremos até a Ilha do Sol, conhecida pelos doces a base de coco e atrações pitorescas, onde, momentos de muita descontração durante os banhos de lama negra e de rio nos aguardam. Retorno conforme horário programado.

    Detalhe do Roteiro
    Saída:09:00h de Porto SeguroDuração do passeio:6 horas
    Traslado:Van, doblô, micro ônibus ou ônibusValor por pessoa: R$ 90,00 + R$ 5,00 (taxa prefeitura)
    O que inclui:Traslados de ida e volta saindo do hotel, passeio conforme descrito no roteiro e guia da embarcação.
    O que não inclui:Almoço, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados.

    Importante saber:

    • O guia da equipe Pataxó Turismo acompanhará o grupo quando o mesmo for acima de 15 pessoas.
    • Para esse roteiro a reserva é efetuada com antecedência e de acordo com a disponibilidade da embarcação.
    • O guia Pataxó Turismo acompanhará grupo acima de 10 pessoas.
    • Passeio não indicado para Gestantes.

    CONDIÇÕES GERAIS

    * O valor de referência é válido por pessoa e está sujeito a alteração sem prévio aviso. 
    * Criança abaixo de 1m não paga. Entre 1m e 1,30m paga 50% do valor do passeio + Taxa obrigatória de embarque.

    * O passeio está sujeito a condições climáticas favoráveis.
    * O traslado sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde a balsa de Arraial D´Ajuda até o perímetro urbano de Santa Cruz Cabrália. Para outros locais, consulte-nos.
    * Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.
    * A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando o mestre da embarcação julgar que a mudança climática, ou outros fatores alheios a sua vontade, possam interferir ou prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
    * No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância com o cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
    * As embarcações são rigorosamente vistoriadas pela Capitania dos Portos e tem limites mínimos e máximos para o transporte dos passageiros.

    PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

    Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.

    Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

    CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

    Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:

    • O cliente devolverá o voucher do passeio.
    • De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

    *Espécie - Devolução integral do valor pago.
    *Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
    *Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

    • Quando o cancelamento for por parte do passageiro e com até 10 dias de antecedência, reembolso de 50% descontadas as taxas bancárias, se houver.
    • No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
    • O não comparecimento ou atraso do passageiro na data e horário para a saída especificados no voucher implicará na retenção do valor pago.






     

    Fazenda Amendoeira - Tour Gastronômico

    Fazenda Amedoeira


    Tour Gastronômico com exclusivo cardápio da culinária mediterrânea que inclui oitenta pratos especializados em massas, peixes e frutos do mar e momentos de lazer junto à natureza, em uma fazenda de cocos com 300m de praia particular e área protegida para desova de tartarugas. 

    Comer bem é uma boa lembrança...

    Leia mais...


     

    Observação de Baleias

    Observação de Baleias Observação de Baleias


    De Julho a Novembro temos encontro marcado com as Baleias Jubarte em seu habitat natural em uma aventura de tirar o fôlego. Além da oportunidade de assistir esse espetáculo da natureza podemos também escutar o seu canto. através do hidrofone em Abrolhos e na costa de Porto Seguro.

    As Baleias Jubarte passam o verão na Antártica se alimentando e viajam por cerca de dois meses até chegar à Costa da Bahia, sobretudo nas proximidades do Arquipélago de abrolhos, onde permanecem de julho a novembro para se reproduzir. As nossas águas mornas e rasas atraem fêmeas que vêm ter seus filhotes ou namorar e jovens que vêm aprender o caminho. As fêmeas que engravidam aqui voltam no ano seguinte para ter seus filhotes. Por se tratar de animais selvagens em seu habitat natural, a cada passeio se observa situações e comportamentos diferentes.

    ROTEIRO

    Embarcaremos no píer de Porto Seguro em barco exclusivo e navegaremos por aproximadamente 01:30h em direção a área propícia para encontrar as baleias. Durante a navegação uma bióloga fará uma palestra sobre esse animal espetacular e as orientações que serão adotadas durante a avistagem.

    Após contemplar esse maravilhoso espetáculo da natureza retornaremos para o desembarque no mesmo local do embarque conforme horário programado.

    Detalhe do Roteiro
    Saída:08:30h de Porto Seguro.Duração do passeio:4 horas
    Traslado:Opcional. Consulte-nos.Valor por pessoa:

    R$ 220,00 por Adulto

    R$ 165,00 Por Criança (5 à 10 anos)

    O que inclui:Água, frutas e palestra com a bióloga.
    O que não inclui:Almoço, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados.

    Importante saber:

    • A reserva para esse passeio deve ser confirmada com antecedência.
    • Dentro da área de visitação é preciso seguir rigorosamente as instruções da bióloga.
    • Presença do guia Pataxó Turismo para grupo acima de 20 pessoas.

    CONDIÇÕES GERAIS

    * Valor de referência é válido por pessoa.
    * O traslado sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde 14 km ao longo do litoral norte até a balsa de Arraial d´Ajuda. Para outros locais, consulte-nos.
    * Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.
    * A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando houver mudança climática e o mestre da embarcação julgar que esse fator, ou outros alheios a sua vontade, possam interferir ou prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
    * No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância com o cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
    * O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

    PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

    Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.
    Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

    CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

    Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:

    • O cliente devolverá o voucher do passeio.
    • De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

    *Espécie - Devolução integral do valor pago.
    *Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
    *Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

    • Quando o cancelamento for por parte do passageiro e com até 10 dias de antecedência, reembolso de 50% descontadas as taxas bancárias, se houver.
    • No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
    • O não comparecimento ou atraso do passageiro na data e horário para a saída especificados no voucher implicará na retenção do valor pago.











     

    Eco Parque Arraial d´Ajuda

    Eco Parque Arraial d´Ajuda Eco Parque Arraial d´Ajuda Eco Parque Arraial d´Ajuda

    O maior Parque Aquático Ecológico da América Latina é sinônimo de muito lazer e entretenimento. A natureza bem preservada do lugar em harmonia com uma moderna infra-estrutura dotada de inúmeros brinquedos e atrações, proporcionam momentos de diversão o dia todo.

    O Eco Parque Arraial d´Ajuda está situado a 06 km de Porto Seguro e dispõe de vários brinquedos e atrações como a tirolesa, arvorismo, piscinas com ondas para crianças e adultos, piscina sem ondas para a prática de esportes aquáticos, rio lento, diversos toboáguas, acesso a praia e várias atividades. Ainda dispõe de praça de alimentação e quiosques com diversos lanches.

    ROTEIRO

    Após travessia do Rio Buranhém, 06 minutos em balsa, seguiremos 04 km via terrestre, até o Eco Parque situado em uma reserva natural totalmente integrado à Mata Atlântica, com tempo livre para desfrutar os seus inúmeros atrativos e banhos de praia. O almoço opcional pode ser no local.

    Detalhe do Roteiro
    Saída:09:00h de Porto SeguroDuração do passeio:7 horas
    Traslado:Opcional. Consulte-nos.Valor por pessoa: Adulto:R$ 120,00
    Idoso acima de 65 anos: R$ 70,00
    Criança de 1,00 a 1,30m: R$70,00
    Abaixo de 1,00m: Free
    O que inclui:O passaporte de entrada.
    O que não inclui:Taxas da balsa, traslados, refeição, bebida, despesas pessoais e itens não mencionados.

    Importante saber:

    • Horário de funcionamento: Das 10:00h às 17:00h, nos dias determinados pelo Calendário Oficial do parque. Consulte-nos.

    CONDIÇÕES GERAIS

    * O valor de referência é válido por pessoa e está sujeito a alteração sem prévio aviso.
    * O traslado é opcional e o valor sob consulta.
    * Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.
    * O Passaporte poderá ser usado em qualquer dia de funcionamento do parque.

    PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

    Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.
    Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

    CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

    Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:

    • O cliente devolverá o voucher do passeio.
    • De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

    *Espécie - Devolução integral do valor pago.
    *Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
    *Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

    • Quando o cancelamento for por parte do passageiro e com até 10 dias de antecedência, reembolso de 50% descontadas as taxas bancárias, se houver.
    • No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
    • O não comparecimento ou atraso do passageiro na data e horário para a saída especificados no voucher implicará na retenção do valor pago.










     

    Fazenda Mãe Tereza - Fazenda Ecológica em Sta. Cruz Cabrália

    Fazenda Mãe Tereza - Fazenda Ecológica em Sta. Cruz Cabrália


    Momentos saudáveis e tranqüilos junto à natureza, aproveitando banhos de lagoa com tirolesa, caminhada monitorada, passeio a cavalo, passeio de trenzinho, pesca artesanal, mergulho no Rio Camurugi e redário.

    Leia mais...


     

    Costa do Descobrimento

    Guardiã do Tesouro mais valioso do Brasil.

    Nossa raiz e cultura com forte influência indígena e a beleza paisagística, estão aqui conservados num maravilhoso cofre natural aberto ao mundo, guardando a memória da rica história do Brasil e deixando o visitante bem próximo da paisagem, quase intocada, que encantou os europeus em 1500 e que continua encantando a todos que passam por aqui até hoje.

     

    Praia do Espelho e Praia de Curuípe

    Praia do Espelho e Praia do Curuípe Praia do Espelho e Praia do Curuípe Praia do Espelho e Praia do Curuípe

    Desfrutar a exuberante beleza natural da 3ª praia mais bonita do Brasil é para poucos. A transparência das suas águas reflete a paisagem submersa como um espelho cristalino, o que dá origem ao nome e nos dá a dimensão da beleza do lugar.

    A Praia do Espelho está situada a aproximadamente 70 km ao sul de Porto Seguro e tem um visual de tirar o fôlego. A pequena baía é circundada por bancadas de corais e piscinas naturais que são formadas na maré baixa e seu litoral é emoldurado por falésias, coqueiros e amendoeiras.

    Apesar do difícil acesso, das condições precárias da estrada de terra e breves caminhadas, vale a pena.  

    ROTEIRO

    Após a travessia do rio Buranhém, 06 minutos em balsa, seguiremos em confortável van Renault Master por estrada de asfalto e de terra, passando por vale de búfalos e lugares rústicos e selvagens até a Aldeia Imbiriba, onde faremos uma breve parada no Centro de Artesanato Pataxó e continuaremos até a Praia do Espelho, onde ficaremos o restante do tempo nessa belíssima enseada de mar calmo, águas mornas e cristalina com tempo para banho e caminhada. O almoço (Opcional) será no próprio local. Retornaremos para o hotel conforme horário combinado.

    Detalhe do Roteiro
    Saída:08:00h Duração do passeio:9 horas
    Traslado:Van Renault MasterValor por pessoa: R$70,00
    O que inclui:Traslados de ida e volta, taxa de balsa e guia Pataxó Turismo.
    O que não inclui:Almoço, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados.

    Importante saber:

    • A pré reserva para esse roteiro é feita com antecedência e será confirmada quando a quantidade mínima de pessoas for atingida.
    • Quando os clientes optarem pelo Passeio Privativo (apenas a família e amigos) oferecemos a opção de locação da van com motorista uniformizado, experiente e conhecedor da região. Consulte-nos.
    • Grupo mínimo para a confirmação do passeio – 10 pessoas por van.
    • As praias são privativas e tem limite de acesso.
    • As barracas de praia cobram consumação mínima para o uso da sua estrutura. O valor varia de acordo com a barraca é combinado no local antes do uso.
    • O pagamento da consumação é obrigatório somente para quem usar a estrutura das barracas.
    • Passeio não indicado para Gestantes.

    CONDIÇÕES GERAIS

    * Valor de referência é válido por pessoa e sujeito a alteração sem prévio aviso.

    * Criança de 0 a 2 anos não paga. Entre 3 à 5 anos tem desconto de R$20,00. Acima de 5 anos paga integral.
    * O traslado sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde 10 km ao longo do litoral norte até o perímetro urbano de Trancoso. Para outros locais, consulte-nos.
    * Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.
    * A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando a Pataxó Turismo julgar que mudança climática, de acesso, ou outros alheios a sua vontade, possa interferir ou prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
    * No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância com o cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.

    PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

    Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.
    Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

    CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

    Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:

    • O cliente devolverá o voucher do passeio.
    • De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

    *Espécie - Devolução integral do valor pago.
    *Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
    *Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

    • Quando o cancelamento for por parte do passageiro e com até 10 dias de antecedência, reembolso de 50% descontadas as taxas bancárias, se houver.
    • No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
    • O não comparecimento ou atraso do passageiro na data e horário para a saída especificados no voucher implicará na retenção do valor pago.







     

    Pescaria nos Mares de Cabral

    Pescaria nos Mares de Cabral


    Saia da rotina e participe de uma pescaria esportiva nos melhores locais de pesca da região, em barco exclusivo. O mar de Cabral está sempre para peixe e a diversidades de espécies é grande. 

    Leia mais...


     

    Quadriciclo

    Passeios Quadriciclo

    Saia da rotina e venha curtir 25 km de aventura segura, em um quadriciclo off road Honda 420cc. A eco trilha guiada começa no Arraial d´Ajuda e segue por uma paisagem singular de Mata Atlântica. 

    Leia mais...


     


    Monte Pascoal

    Tour contemplativo e caminhada no seio da Mata Atlântica monitorada pelos índios Pataxó.

    Leia mais...


     

    Para as pessoas que desejam fugir do percurso tradicionalmente percorrido pelos turistas e descobrir os encantos menos conhecidos da região, em pequenos grupos.

    Circuito das praias

    descrição

    Fuja da rotina e conheça as 6 praias mais bonitas e exóticas do sul da Bahia, em apenas 3 dias. Um privilégio para poucos.

    Espelho X Trancoso; Pitinga X Taípe; Mutá X Coroa Vermelha.

    Leia mais...


     

    By Night em Arraial D´Ajuda

    By Night em Arraial d´Ajuda By Night em Arraial d´Ajuda By Night em Arraial d´Ajuda

    A noite no Arraial borbulha de ótimas atrações e uma infinidade de opções para compras. Durante todo o tempo é um vai e vem incansável de gente bonita que domina a paisagem marcada por charmosas lojinhas entre barzinhos e restaurantes, onde se pode degustar variada gastronomia.

    É imperdível a caminhada pela Bróduei, Rua do Mucugê e Beco das Cores para as concorridas compras, assim como, saborear os drinks e as delícias da diversificada gastronomia oferecida pelos restaurantes.

    ROTEIRO

    Após a travessia do Rio Buranhém, 06 minutos em balsa, faremos um trajeto terrestre de 06 km até a vila do Arraial D´Ajuda. As sugestões são muitas, mas uma boa pedida é começar caminhando pela Bróduei, praça dos hippies, marcar presença na porta do cemitério e seguir para o Caminho do Mucugê e Beco das Cores.

    O jantar pode ser opcional, ou em local reservado, quando solicitado antecipadamente. Retorno conforme horário programado.

    Detalhe do Roteiro
    Saída:20:00hDuração do passeio:4 horas
    Traslado:Van Renault, micro ônibus e ônibusValor por pessoa: R$ 45,00
    O que inclui:Traslados de ida e volta, taxa de balsa e guia Pataxó Turismo.
    O que não inclui:Jantar, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados.

    Importante saber:

    • A pré reserva para esse roteiro é feita com antecedência e será confirmada quando a quantidade mínima de pessoas for atingida.
    • Quando os clientes optarem pelo Passeio Privativo (apenas a família e amigos) oferecemos a opção de locação da van com motorista uniformizado, experiente e conhecedor da região. Consulte-nos.
    • Grupo mínimo para a confirmação do passeio – 10 pessoas por van.
    • Grupo Rodoviário – Os traslados de ida e volta até a balsa serão realizados com o próprio ônibus da excursão.

    CONDIÇÕES GERAIS

    * Valor de referência é válido por pessoa.
    * O traslado sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde 14 km ao longo do litoral norte até a balsa de Arraial D´Ajuda. Para outros locais, consulte-nos.
    * Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.
    * A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando a Pataxó Turismo julgar que mudança climática, de acesso, ou outros alheios a sua vontade, possa interferir ou prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
    * No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância com o cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
    * O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

    PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

    Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.
    Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

    CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

    Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:

    • O cliente devolverá o voucher do passeio.
    • De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

    *Espécie - Devolução integral do valor pago.
    *Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
    *Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

    • Quando o cancelamento for por parte do passageiro e com até 10 dias de antecedência, reembolso de 50% descontadas as taxas bancárias, se houver.
    • No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
    • O não comparecimento ou atraso do passageiro na data e horário para a saída especificados no voucher implicará na retenção do valor pago.









     


    Reserva Pataxó da Aldeia Velha

    Local onde os índios Pataxó mostram ao visitante a afirmação da sua cultura e a preservação do meio ambiente num encontro multi-cultural inesquecível.

    Leia mais...


     

    By Night na Passarela do Álcool

    By Night na Passarela do Álcool By Night na Passarela do Álcool By Night na Passarela do Álcool

    Diversão e compras em um só lugar. A Passarela do Álcool é o point noturno onde pulsa o coração dos nativos e dos turistas que não se cansam de passar por lá todas as noites.

    Após as 18:00h a Av. Portugal troca de cara e de nome e passa a se chamar Passarela do Álcool, transformando-se no palco dos acontecimentos mais importantes da cidade. Nasceu espontaneamente na década de 70, inspirada nas noites de boemia do velho Porto Seguro e foi assim batizada pelos antigos moradores.   

    ROTEIRO

    Sairemos do hotel em direção a Passarela do Álcool e após as orientações do guia, todos ficarão à vontade para caminhar pelos calçadões sempre cheios de agradáveis surpresas e repletos de barracas de capeta (drink feito na hora) e artesanato, misturadas a uma infinidade de lojinhas, barzinhos, restaurantes, artistas plásticos e alguns shoppings.

    No horário combinado retornaremos para o hotel. Os clientes que adquirirem os ingressos da festa conosco, ganharão em caráter de cortesia, o traslado de ida até a barraca de praia ou casa noturna. 

    Detalhe do Roteiro
    Saída:20:00h de Porto SeguroDuração do passeio:3 horas
    Traslado:Van Sprinter, micro ônibus e ônibusValor por pessoa: R$ 25,00
    O que inclui:Traslados de ida e volta, taxa de balsa e guia Pataxó Turismo.
    O que não inclui:Almoço, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados.

    Importante saber:

    • A pré reserva para esse roteiro é feita com antecedência e será confirmada quando a quantidade mínima for atingida./li>
    • Quando os clientes optarem pelo Passeio Privativo (apenas a família e amigos) oferecemos a opção de locação da van com motorista uniformizado, experiente e conhecedor da região. Consulte-nos.
    • Grupo mínimo para a confirmação do passeio – 10 pessoas por van.

    CONDIÇÕES GERAIS

    * Valor de referência é válido por pessoa.
    * O traslado sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde 14 km ao longo do litoral norte até a balsa de Arraial d´Ajuda. Para outros locais, consulte-nos.
    * Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.
    * A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando a Pataxó Turismo julgar que mudança climática, de acesso, ou outros alheios a sua vontade, possa interferir ou prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
    * No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância com o cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
    * O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

    PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

    Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.
    Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

    CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

    Quando o passeio for cancelado pela  Pataxó Turismo o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:

    • O cliente devolverá o voucher do passeio.
    • De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

    *Espécie - Devolução integral do valor pago.
    *Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
    *Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

    • Quando o cancelamento for por parte do passageiro e com até 10 dias de antecedência, reembolso de 50% descontadas as taxas bancárias, se houver.
    • No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
    • O não comparecimento ou atraso do passageiro na data e horário para a saída especificados no voucher implicará na retenção do valor pago.
    o.










     

    Corumbau

    corumbau


    Venha exercitar a difícil arte de não fazer nada e aproveitar as diversas opções ecológicas dessa charmosa e autêntica vila de pescadores, encravada entre o Rio Corumbau, o Oceano Atlântico e o Parque Nacional do Monte Pascoal.

    Leia mais...


     


    Reserva Pataxó da Jaqueira

    Vivência, afirmação cultural e preservação do meio ambiente no local onde os índios Pataxós vivem com suas famílias e recebem a todos para um encontro multi-cultural inesquecível.

    Leia mais...


     

    Praia de Pitinga e Taípe

    Praia de Pitinga e do Parracho Praia de Pitinga e do Parracho

    Relaxar e aproveitar o sol e a beleza desse pedaço do paraíso situado no Arraial D’Ajuda, é mais do que obrigação.

    Antigo paraíso do topless, a Pitinga é uma pequena enseada de águas cristalinas azuis esverdeadas, calmas e mornas, orlada por falésias coloridas e coqueirais, onde a maior parte do ano reina a tranqüilidade, mas, no verão as suas areias se transformam em ponto de encontro de gente jovem e bonita.

    ROTEIRO

    Após a travessia do Rio Buranhém, 6 minutos em balsa, faremos um trajeto de 10 km, via terrestre, até a Praia da Pitinga, onde passaremos o restante do tempo intercalando banhos de mar, caminhada opcional até a Praia de Taípe, local de desova das tartarugas ou preguiçosamente ficarmos observando a exuberante natureza à nossa volta.
    O almoço, opcional, será em restaurante na beira da praia, com boa infra-estrutura e um cardápio que serve os variados caprichos da culinária típica local. Retorno para o hotel conforme horário programado.

    Detalhe do Roteiro
    Saída:08:30hDuração do passeio:8 horas
    Traslado:Van Renault MasterValor por pessoa: R$ 55,00
    O que inclui:Traslados de ida e volta, taxa de balsa e guia Pataxó Turismo.
    O que não inclui:Almoço, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados.

    Importante saber:

    • A pré reserva para esse roteiro é feita com antecedência e será confirmada quando a quantidade mínima de pessoas for atingida.
    • Quando os clientes optarem pelo Passeio Privativo (apenas a família e amigos) oferecemos a opção de locação da van com motorista uniformizado, experiente e conhecedor da região. Consulte-nos.
    • Grupo mínimo para a confirmação do passeio – 10 pessoas por van.

    CONDIÇÕES GERAIS

    * Valor de referência é válido por pessoa.
    * O traslado sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde 14 km ao longo do litoral norte até o perímetro urbano de Arraial D´Ajuda. Para outros locais, consulte-nos.
    * Grupos Rodoviários – Os traslados para o local de embarque e desembarque serão realizados com o ônibus que trouxer a excursão.
    * A programação acima poderá ser alterada, abreviada ou cancelada, quando a Pataxó Turismo julgar que a mudança climática, de acesso, ou outros alheios a sua vontade, possam interferir ou prejudicar a segurança ou o bem estar dos clientes ou o bom andamento das atividades.
    * No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância com o cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
    * O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

    PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

    Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.
    Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

    CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

    Quando o passeio for cancelado pela Pataxó Turismo o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:

    • O cliente devolverá o voucher do passeio.
    • De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

    *Espécie - Devolução integral do valor pago.
    *Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
    *Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

    • Quando o cancelamento for por parte do passageiro e com até 10 dias de antecedência, reembolso de 50% descontadas as taxas bancárias, se houver.
    • No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
    • O não comparecimento ou atraso do passageiro na data e horário para a saída especificados no voucher implicará na retenção do valor pago.








     

    Belmonte

    Belmonte


    Antigas emoções serão revividas nessa cidade, gêmea de Belmonte em Portugal, onde nasceu Cabral, da maior moqueca do mundo e da Praia do Mar Moreno. As guloseimas fresquinhas degustadas na cozinha, as frutas colhidas no quintal e ainda os banho de rio e de mar farão esse dia inesquecível.

    Leia mais...


     

    Paisagens do Tempo (City Tour)

    Paisagens do Tempo (City Tour) Paisagens do Tempo (City Tour) Paisagens do Tempo (City Tour)

    Passeio histórico panorâmico visitando cenários naturais de grande beleza e locais autênticos e emblemáticos que testemunharam a chegada de Cabral em 1.500 e que representam o berço e o lugar que iniciou a metamorfose das identidades do Brasil Nação.


    A antiga Vila de Nossa Senhora da Pena de Porto Seguro também chamada de Cidade Alta ou Cidade Histórica, foi um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil e sede da Capitania de Pero de Campo Tourinho, desempenhando importante papel nos primeiros anos da colonização do Brasil. O conjunto arquitetônico é datado do século XVI ao século XVIII e formado por cerca de 40 imóveis, entre instituições e residências particulares, ainda habitadas, distribuídas ao longo de três praças e poucas ruas de chão batido. Todo o conjunto é tombado pelo IPHAN que não permite a circulação de veículos.

    Os destaques ficam por conta do Marco Padrão de Posse, (1503), pelas Igrejas de Nossa Senhora da Misericórdia (1526), a mais antiga em pé, no Brasil,  Nossa Senhora da Pena (1535), Nossa Senhora do Rosário (1549) e a Casa de Câmara e Cadeia (1772), onde funciona o Museu de Porto Seguro.   

    ROTEIRO

    Na Cidade Alta, faremos uma caminhada pelas antigas ruas da pequena vila, visitando os monumentos históricos, assistindo apresentação de capoeira e ainda apreciando o cenário deslumbrante da baía de Porto de Seguro e podendo saborear (opcional), a deliciosa culinária local. Tempo para compras e fotos.


     Em seguida, passeio panorâmico pelas principais ruas da Cidade Baixa, sítio urbano formado por graciosas construções às margens do Rio Buranhém, de onde seguiremos pelo litoral norte, famoso pelas barracas de praia e centros de lazer até a Coroa Vermelha, local foi rezada a 1ª Missa do Brasil. Tempo para fotos e compras de Artesanato Indígena Pataxó.
    Retorno para o hotel ou uma das barracas de praia do litoral norte, conforme  confirmado antecipadamente.

    Detalhe do Roteiro
    Saída:09:00h e 14:00h Duração do passeio:3 horas
    Traslado:Opcional. Consulte-nos.Valor por pessoa: A partir de 50,00
    R$150,00 por ônibus
    O que inclui:O guia Pataxó Turismo e os traslados de ida e volta quando contratados.
    O que não inclui:Taxas cobradas nos museus, almoço, bebidas, despesas pessoais e itens não mencionados.

    Importante saber:

    • A pré reserva para esse roteiro é feita com antecedência e será confirmada quando a quantidade mínima de pessoas for atingida.
    • Quando os clientes optarem pelo Passeio Privativo (apenas a família e amigos) oferecemos a opção de locação da van com motorista uniformizado, experiente e conhecedor da região. Consulte-nos.
    • Grupo Rodoviário – O roteiro será realizado com o próprio ônibus da excursão.
    • As visitas aos museus são opcionais

    CONDIÇÕES GERAIS

    * O valor de referência é válido por pessoa quando realizado com o nosso transporte e o valor final será de acordo com a quantidade de pessoas.  O valor de referência para grupo rodoviário é válido por ônibus independente da quantidade de pessoas e o transporte utilizado será o mesmo que trouxer a excursão. 
    * O traslado sairá de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde a balsa de Arraial d´Ajuda até a Coroa Vermelha. Para outros locais, consulte-nos.
    * A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando a Pataxó Turismo julgar que a mudança climática, de acesso, ou outros fatores alheios a sua vontade, possam interferir ou prejudicar a segurança, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
    * No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância com o cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
    * O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

    PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

    Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.
    Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

    CANCELAMENTO E DEVOLUÇÃO

    Quando o passeio for cancelado pela  Pataxó Turismo o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:

    • O cliente devolverá o voucher do passeio.
    • De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

    *Espécie - Devolução integral do valor pago.
    *Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
    *Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

    • Quando o cancelamento for por parte do passageiro e com até 10 dias de antecedência, reembolso de 50% descontadas as taxas bancárias, se houver.
    • No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
    • O não comparecimento ou atraso do passageiro na data e horário para a saída especificados no voucher implicará na retenção do valor pago.






     

    Caraíva

    Caraíva

    Viva novas sensações nessa pequena vila de beleza singela e desprovida de artifícios, que  se revela  encantadora e agrada a todos que buscam repouso para o espírito, mas não abrem mão dos bate papos sob um céu incrivelmente estrelado e dos agitos noturnos no verão, onde o forte são os forrós que começam tarde da noite e só terminam com o dia amanhecendo. 

    Leia mais...


     








    Trancoso e Arraial d'Ajuda

    Exótica e charmosa vila que abriga praias de grande beleza e um dos últimos sítios jesuíticos que conserva os traços das primeiras povoações brasileiras.


     


    Copyright © 2017. Pataxó Turismo :: Porto Seguro - Bahia :: Desenvolvido por: Publikmais