Premiada em Madri na Espanha, com o XXI
Troféu Internacional
de Turismo

Shopping Rio Mar, loja 3 - Passarela do Alcool, Porto Seguro - BA
tel.: 73 3288 1256
Cel.: 73 9979 5597
E-mail: pataxoturismo@uol.com.br


Feeds RSS



Reserva Pataxó da Aldeia Velha

Local onde os índios Pataxó mostram ao visitante a afirmação da sua cultura e a preservação do meio ambiente num encontro multi-cultural inesquecível.


Roteiro

Após a travessia do Rio Buranhém, em balsa (06min), segue 12 km via terrestre no sentido de Trancoso até o portal da Reserva Aldeia Velha, onde os índios Pataxó recebem os visitantes para a escuta da história da aldeia, encontro com a Pajé, caminhada através de trilhas milenares até a casa de farinha e a área de agricultura, degustação de peixe na folha da patioba, preparado na hora, Awê, ritual de confraternização, acompanhado de muita música e dança com a participação dos visitantes. O artesanato está exposto à venda.

História


Criada em 2007, a reserva está situada a 06 km da Aldeia Velha, em Arraial d´Ajuda e ocupa uma área de 2010 hectares em plena Mata Atlântica tendo como um dos principais objetivos as atividades de turismo ecológico nessa área que é de preservação permanente da aldeia, possibilitando mais uma fonte de renda para as famílias e atualmente complementada pela implantação do turismo etnico.
É chamada de Aldeia Velha porque após estudos e pesquisas na busca de evidências da ocupação tradicional, foram encontrados provas materiais com a descoberta de sambaquis com cerca de 5 metros de altura por 7 metros de largura e fornos, o que comprovou que a região foi habitada pelos ancestrais.

Tem como principais atrativos as trilhas, a casa de farinha, a vivência com a única pajé mulher e seus saberes da botânica e a culinária com destaque para os bolos de farinha.

Saída: 08:00 Duração: 6 horas Traslado: Sprinter Valor: A Consultar
Pernoite consulte-nos
Funcionamento: De 3ª / 4ª / 6 ª feira. As visitas são agendas com antecedência.


 
Copyright © 2018. Pataxó Turismo :: Porto Seguro - Bahia :: Desenvolvido por: Publikmais