Premiada em Madri na Espanha, com o XXI
Troféu Internacional
de Turismo

Shopping Rio Mar, loja 3 - Passarela do Alcool, Porto Seguro - BA
tel.: 73 3288 1256
Cel.: 73 9979 5597
E-mail: pataxoturismo@uol.com.br


Feeds RSS


Reserva Pataxó da Jaqueira

Vivência, afirmação cultural e preservação do meio ambiente no local onde os índios Pataxós vivem com suas famílias e recebem a todos para um encontro multi-cultural inesquecível.


Roteiro

Traslado via terrestre até o Portal da Reserva, onde os índios Pataxó recebem o visitante na forma tradicional e mostram a sua cultura através de palestra interativa, caminhada leve e interpretativa na mata, demonstração de diferentes tipos de armadilhas, arremesso de arco e flecha, degustação de peixe preparado na hora na folha da patioba e o Awê, ritual de confraternização acompanhado de muita música, dança e a participação dos visitantes. A pintura corporal é opcional e o artesanato está exposto à venda.

O retorno pode ser para o hotel ou para uma das barracas de praia da orla norte no sentido do centro da cidade de Porto Seguro.

História

Criada em 1998 pela comunidade indígena Pataxó da Coroa Vermelha, após muita luta das irmãs Nitinauãn, Jandaia e Naiara que sonharam que era possível resgatar o modo tradicional de viver,as histórias, os rituais e preservar a floresta. Está situada a 12 km do centro de Porto Seguro, em plena Mata Atlântica e ocupa uma área de 827 hectares. Tem como objetivos principais a revitalização da história, do idioma, a afirmação cultural e a preservação do meio ambiente tornando-se um importante difusor da cultura pataxó e modelo de turismo sustentável numa aldeia indígena. Local de muita energia positiva, tornou-se símbolo da resistência do povo Pataxó e é respeitado por eles como um lugar sagrado e morada dos espíritos, pois foi habitado pelos seus ancestrais.
Todos os anos no dia 1º, de agosto a comunidade da Jaqueira comemora o aniversário de fundação da reserva, com o Araguakisã, que significa Dia da Vitória, com muitos rituais, comida e casamentos na forma tradicional.

Tem como principais atrações as trilhas onde o visitante conhece as técnicas e instrumentos de caça, a forma de viver dentro de um kijeme (oca), e a degustação de um delicioso peixe assado e o Awê.


Saídas: 08:30 e 13:30 Duração: 3 horas Traslado: Sprinter ou ônibus Valor: A Consultar

* Dia de Índio c/ almoço 

Valor A Consultar 

Duração: 6 horas
* Dia de Índio c/ pernoite / Valor a consultar



Outras opções: Caminhada pela mata primária

Saída: 06:30 Duração: 10 horas. Pernoite consulte-nos
Funcionamento: De 2ª a sábado / exceto sexta-feira a tarde. As visitas são agendas com antecedência.

 
Copyright © 2018. Pataxó Turismo :: Porto Seguro - Bahia :: Desenvolvido por: Publikmais