Premiada em Madri na Espanha, com o XXI
Troféu Internacional
de Turismo

Shopping Rio Mar, loja 3 - Passarela do Alcool, Porto Seguro - BA
tel.: 73 3288 1256
Cel.: 73 9979 5597
E-mail: pataxoturismo@uol.com.br
msn: luisapataxo@hotmail.com


Feeds RSS

Monte Pascoal

Monte Pascoal Monte Pascoal Monte Pascoal
Tour contemplativo e caminhada em trilhas interpretativas no seio da Mata Atlântica no sítio histórico de relevância nacional e local emblemático de muitos significados.

O Monte Pascoal está situado no centro do Parque Nacional, a 35 km do mar e a 156 km ao sul de Porto Seguro e oferece um visual único do alto dos seus 536m.

Nos livros de história é definido pelos não índios, como o primeiro ponto de terra avistada pelos portugueses em 1500, mas para o povo Pataxó representa o local das inúmeras lutas, marcadas pelo sangue derramado dos seus antepassados que morreram na esperança da vitória e reconquista do local e ali estão enterrados.

O Parque criado sobre Terra Indígena, em novembro de 1961, com amplo questionamento sobre a sua constitucionalidade, provocou a dispersão dos índios e sua cultura por longas décadas, durante as quais os responsáveis pela gestão do Parque passaram a hostilizar os Pataxó contando com a omissão da Funai.

“Vamos celebrar os 500 anos em nossa terra, receberemos os parentes de todo o Brasil aqui, no Monte Pascoal” aviso feito às autoridades, pelo Conselho de Caciques Pataxó, inconformados com as limitações do seu território tradicional e na madrugada de 19 de Agosto de 1999, a sede do Parque foi cercada por mais de 300 Pataxó, entre guerreiros, mulheres, velhos e crianças, expulsando assim e os gestores do Parque.

 O Parque Nacional do Monte Pascoal possui uma área de 22.500ha, onde podem ser encontrados mais de 10 mil espécies de plantas, centenas de espécies de animais e ricos ecossistemas: floresta ombrófila densa, campos, restingas, várzeas e manguezais e além da subida até o cume é possível fazer as trilhas da Jendiba e da Arruda.

ROTEIRO

Sairemos de Porto Seguro em confortável veículo, em direção a entrada principal do Parque Nacional do Monte Pascoal, num trajeto de 180 km e duração aproximada de 03:00h até a pequena aldeia Pé do Monte, onde seremos recebidos pelo índio Pataxó que será o nosso monitor.

Inicialmente faremos uma caminhada de 01km até o Centro de Visitante, na Praça Céu Azul, onde o monitor contará um pouco da história de luta e sobrevivência do povo Pataxó na região, desde 1500 até os dias atuais, conheceremos o Monumento de Resistência, construído pelos próprios índios logo após a retomada do Parque Nacional, em 1999, tem a forma do mapa do Brasil  e nas regiões correspondentes, o nome das diversas etnias indígenas existentes no país. Em seguida iniciaremos a subida até o cume com duração prevista de 02:00h e conheceremos muitas espécies de Mata Atlântica.

Após a pausa para o almoço lanche e descanso, faremos um brinde à mãe natureza e iniciaremos a descida. Chegada prevista em Porto Seguro às 17:00h. 
Detalhe do Roteiro
Saída:07:00h Duração do passeio:10 horas
Traslado:Opcional hotel/balsa em Van Renault MasterValor por pessoa: R$ 150,00
O que inclui:Traslados de ida e volta saindo dos hotéis do centro e da orla norte de Porto Seguro.
Palestra
01 lanche de trilha: sanduíche, biscoitos salgados e doce, 01 fruta, 01 suco e 01 garrafa de água (500 ml)
Guia da equipe da Pataxó Turismo e monitores indígenas Pataxó
O que não inclui: Compra de artesanato e itens não mencionados.

Importante saber:

  • Fotos poderão ser tiradas desde ue não sejam para fins comerciais. Nesse caso, será preciso autorização antecipada e acerto de valor para pagamento extra
  • Clientes hospedados fora do centro e da orla norte de Porto Seguro, também poderão contar com os traslados. A depender do local, o valor poderá sofrer reajuste. Consulte-nos.

Recomendamos por motivos de segurança:
- Durante o tempo de  permanência no local e  durante as caminhada nas trilhas todos os visitantes deverão estar rigorosamente trajando calça comprida, camisa de manga  e usando tênis ou sapatos fechados;
- Menores de 18 anos deverão estar acompanhadas pelo responsável;
- Todos os visitantes transitarão apenas nas áreas indicadas pelo Monitor Indígena, sempre acompanhado pelo mesmo, não podendo passar na sua frente, sair das trilhas ou pegar em folhas ou galhos;
- Os visitantes deverão respeitar os costumes e os hábitos da comunidade visitada, assim como os horários de chegada, permanência e saída;

CONDIÇÕES GERAIS

* O valor de referência é válido por pessoa.
* A visita é realizada em ambiente natural e silvestre e durante as atividades pode haver riscos de acidentes com insetos e/ou animais peçonhentos e quedas de pequenas, médias ou grandes proporções. A distância e a dificuldade de acesso, poderá dificultar o socorro imediato, isentando assim, a Pataxó Turismo e seus responsáveis, os monitores da comunidade da Aldeia Pé do Monte e o ICMBio, de qualquer responsabilidade por eventuais acidentes e de qualquer ônus decorrente da prestação do socorro médico quando necessário.
* O traslado será realizado a partir de qualquer local que compreenda o perímetro urbano de Porto Seguro, desde a balsa até 14 km no litoral norte. Para outros locais, consulte-nos.
* O cliente deverá comparecer no local e horário combinado para o embarque conforme especificado no VOUCHER.
* A programação acima poderá sofrer alteração, ser abreviada ou cancelada, quando a Pataxó Turismo julgar que circunstâncias inevitáveis como mudança climática, de acesso, ou outros, alheios a sua vontade, possam prejudicar a segurança do grupo, o bem estar ou o bom andamento das atividades.
* No caso de cancelamento antes da saída do passeio e havendo disponibilidade e concordância do cliente, o passeio poderá ser remarcado para outro dia durante a sua permanência.
* A empresa não se responsabiliza por inconvenientes decorrentes do cancelamento ou alteração do programa por sua própria iniciativa, caso seja comprovada a impossibilidade da realização do passeio por contingências alheias à sua vontade.
* O valor de referência está sujeito a alteração sem prévio aviso. Consulte-nos.

PROCEDIMENTO PARA A CONFIRMAÇÃO DA RESERVA

Pagamento antecipado de 50% do valor do passeio ou pacote em data a combinar.
Restante do pagamento até 24:00h antes da saída do passeio na retirada do voucher.

CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES

Quando o passeio for cancelado pela  Pataxó Turismo o valor do pagamento será devolvido observando as condições abaixo:

• O cliente devolverá o voucher do passeio.
• De acordo com a forma que o pagamento foi efetuado:

*Espécie - Devolução integral do valor pago.
*Cartão - Será descontado o valor das taxas referente a Operadora do Cartão e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.
*Depósito Bancário -Será descontado o valor referente as taxas bancárias, quando houver e o imposto da Nota Fiscal que foi gerada.

• Quando o cancelamento for por parte do passageiro e com até 10 dias de antecedência, reembolso de 50% descontadas as taxas bancárias, se houver.
• No caso de ressarcimento através de depósito bancário em banco diferente do informado, serão descontadas possíveis taxas bancárias.
• O não comparecimento ou atraso do passageiro na data e horário para a saída especificados no voucher implicará na retenção do valor pago.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

* O Parque Nacional do Monte Pascoal é uma Unidade de Conservação protegido por Lei Federal  e a Aldeia Pé do Monte é demarcada e homologada como Terra Indígena, portanto protegida por Lei Federal.
* Lembramos que por serem áreas protegidas e de mata, é necessário atenção e cuidado por parte dos visitantes, para que os momentos vividos sejam de satisfação, segurança e causem o menor impacto ambiental possível aos locais visitados.

* Ouvir e ficar atento às recomendações dos monitores Pataxó, pois estes são capacitados para sua função e conhecem bem o local;
* Jogar o lixo apenas nas lixeiras indicadas pelos monitores;
* Manter-se nas trilhas pré-determinadas, evitando assim possíveis acidentes, encontros indesejados e estragos na natureza;
* Fazer silêncio durante a visita proporcionando uma boa convivência com a natureza e os seus sons;
*Caso encontre um animal silvestre, manter a calma e o silêncio, pois terão oportunidade de contemplar e até quem sabe fotografar, evitando que este encontro maravilhoso e raro se torne assustador e violente para os dois;
* Respeitar o horário de descanso da comunidade visitada;
* Tirar apenas fotografias, deixar apenas pegadas, levar apenas suas memórias e o artesanato Pataxó.

Não é permitido:
Menores desacompanhados;
Entrar na trilha sem a presença do monitor indígena;
Bebidas alcoólicas ou quaisquer outras drogas ilícitas;
Porte de arma branca ou outras de qualquer natureza;

O que levar:
Muda de roupa, agasalho leve e capa de chuva, dependendo da época do ano;
Tênis ou sapatos fechados confortáveis e adequados para caminhadas;
Repelente de insetos/ remédio pessoal e/ou para alergia ou picada de insetos;
Máquina fotográfica;
Água mineral;
Biscoitos, barrinhas de cereal etc...;



 
Copyright © 2017. Pataxó Turismo :: Porto Seguro - Bahia :: Desenvolvido por: Publikmais